quinta-feira, 27 de julho de 2017

208º dia, Nossa Senhora do Belo Ramo



Por Deiber Nunes Martins
A devoção a Nossa Senhora de Bétharram, que em hebraico quer dizer “Belo Ramo”, nasceu na cidade francesa de Lestelle, no século XVI. Seu santuário está situado ao sul da França e impressiona pela beleza.
Segundo a tradição, uma jovem colhia flores nas encostas do Rio Gave, quando desequilibrou-se e caiu no rio. Em severo perigo, a jovem suplicou auxílio da Virgem Maria e imediatamente, próximo a sua mão apareceu um ramo e ela agarrou-se a ele, salvando sua vida. Agradecida, a jovem mandou fazer um ramo de ouro e colocou-o na mão da imagem de Nossa Senhora. Naquele local, foi construído o santuário mariano.
Por conta dos conflitos religiosos do final do século XVI, o santuário de Bétharram acabou sendo destruído em 1589, mas a imagem de Nossa Senhora foi levada para a Espanha, onde é venerada como Nossa Senhora à Francesa ou Nossa Senhora à Gasconha.
No século seguinte, um segundo santuário em honra à Nossa Senhora do Belo Ramo foi construído e em algum tempo mais tarde, em 1841, o padre Miguel Garicoits fundou a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, os betharramitas, que ficaram responsáveis pelo santuário.
Migrantes bascos no sec. XIX, levaram a devoção a Nossa Senhora do Belo Ramo para a América Latina. No Brasil esta devoção chegou em 1935 quando os betharramitas se instalaram na cidade de Passa Quatro, em Minas Gerais.
OREMOS:
Nossa Senhora do Belo Ramo, interceda por nós vossos devotos, ajuda-nos nas agruras da vida. Olhai pelos desempregados, para que encontrem emprego. Olhai pelos doentes, para que encontrem a cura. Abençoai as crianças e os idosos. Protegei a Igreja de Cristo, sobretudo onde ela vem sendo mais perseguida.
Nossa Senhora do Belo Ramo, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
BISINOTO, Pe. Eugênio. Conheça os Títulos de Nossa Senhora. Aparecida, SP: Editora Santuário, 2010.

ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes. Orações e história de 260 títulos marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2005.

Nenhum comentário: