sexta-feira, 21 de julho de 2017

202º dia, Nossa Senhora da Claridade


Por Deiber Nunes Martins
No século XVI, foi construída em Perros-Guirec, uma pequena cidade costeira no norte da França, uma capela em honra a Nossa Senhora, a quem chamam de Notre Dame de la Clarté, que quer dizer, Nossa Senhora da Claridade.
Conta a tradição que em certa noite, um grupo de pescadores lançava suas redes  em alto-mar quando uma forte tempestade se levantou e ameaçando tragar o barco, fez com que aqueles homens pedissem socorro a Maria Santíssima. Se fossem atendidos, prometeram construir uma capela à beira mar, para fazer conhecer ao povo, o socorro da Virgem. Não demorou muito e um forte clarão iluminou o porto, de onde tinham zarpado, no mar da Mancha. Guiados por aquela claridade, os pescadores se dirigiram para o porto, chegando sãos e salvos. Daí o título, Nossa Senhora da Claridade.
Atendidos, não demoraram a cumprir a promessa.
Por conta da Assunção de Maria, a festa de Notre Dame de la Clarté é celebrada no dia 15 de agosto, por conta de sua entrada triunfal na Glória Celeste, iluminada por uma luz que não se apaga. As pessoas invocam Nossa Senhora da Claridade pedindo a cura dos problemas de visão, doenças dos olhos e outras enfermidades.
OREMOS:
Nossa Senhora da Claridade, clareie nossos olhares diante das coisas deste mundo. Não deixe que nossas intenções, nossos desejos, nossas atitudes, sejam trevas na vida dos outros. Mas que em tudo o que empreendermos nesta vida carnal seja um luzeiro para as pessoas. Iluminai nossos caminhos, assim como iluminastes o mar para aqueles pescadores.
Nossa Senhora da Claridade, rogai por nós!
REFERÊNCIA:

BERALDI, Pe. Roque Vicente. 101 Títulos de Nossa Senhora na Devoção Popular. São Paulo: Ed. Ave Maria, 2012.

Nenhum comentário: