segunda-feira, 17 de julho de 2017

198º dia, Nossa Senhora do Carmo de Maipu



Por Deiber Nunes Martins
Em 1785, a imagem de Nossa Senhora do Carmo chegou ao Chile, pelas mãos de Dom Martin de Lecuna. Maipu é uma cidade ligada a Santiago e abriga o santuário em honra à Nossa Senhora do Carmo.
Durante as guerras pela independência chilena, Nossa Senhora do Carmo de Maipu foi declarada padroeira do exército e do povo chileno. Era sempre invocada antes das batalhas. A independência do Chile só fez aumentar a devoção à Nossa Senhora, que tempos depois foi declarada Padroeira do Chile.
Nossa Senhora do Carmo de Maipu é um símbolo da luta pela liberdade e pelos direitos. Na bandeira chilena uma estrela branca no céu azul representa A Virgem do Carmo. Venerada em todo o Chile, sua imagem foi esculpida em Quito, Equador e levada para o Chile, estando no Santuário de Maipu desde 1892.
OREMOS:
Nossa Senhora do Carmo de Maipu, vós fostes invocada durante as árduas e sangrentas batalhas pela independência do povo chileno. Abençoai não só a nossos irmãos do Chile, mas também a todos os povos da América, para que unidos em torno de Teu Filho Jesus, saibamos compreender o plano de amor do Pai a todos nós.
Nossa Senhora do Carmo de Maipu, velai por nós!
REFERÊNCIAS:
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.

Nenhum comentário: