quarta-feira, 5 de julho de 2017

186º dia, Nossa Senhora das Rosas

Por Deiber Nunes Martins
Esse título mariano surgiu na cidade de Bérgamo, na Itália. Dois ricos comerciantes se dirigiam a Bérgamo a trabalho. Já bem avançados rumo a cidade, foram surpreendidos por uma forte tempestade e uma assustadora escuridão. O mau tempo fez com que os homens se perdessem do caminho, indo parar num bosque muito espesso e perigoso, repleto de animais ferozes e ladrões.
Com muita fé e devoção, aqueles homens, diante de tão assombrosa situação, puseram os joelhos no chão e pediram o auxílio de Nossa Senhora. Se fossem atendidos, construiriam em Bérgamo, uma capela em honra à Mãe de Jesus. Naquele mesmo momento, uma luz suave surgiu, iluminando toda aquela escuridão e guiando os comerciantes até a estrada.
Os dois homens prosseguiram viagem até a cidade de Bérgamo. Quando lá chegaram, era já hora avançada e não encontraram lugar para pousada. Assim, encontraram numa torre abandonada, a única opção para passarem a noite. Tão logo adentraram, a luz que os tinha guiado no bosque, reapareceu diante deles e no meio dela, tiveram a visão de Maria com o Menino Jesus em seus braços, oferecendo-lhe um ramalhete de rosas.
No dia seguinte os dois homens procuraram o bispo de Bérgamo e contaram-lhe o acontecido. Deram ao bispo a quantia para a construção da igreja e ainda um valor para a construção de uma capela, no lugar onde a luz havia aparecido.
O Papa Martinho V dedicou o santuário à Nossa Senhora das Rosas. Sua festa foi fixada no terceiro domingo depois de Pentecostes, pelo Papa Leão XIII.
OREMOS:
Senhora das Rosas, vós iluminastes os caminhos dos comerciantes rumo à cidade de Bérgamo. Hoje, muito precisamos de vossa luz no nosso caminho. Estamos perdidos diante das urgências desse mundo e de tantas coisas que nos afastam do caminho de Deus. Quantas tempestades da vida nos atormentam e nos tiram da estrada, Mãe! Precisamos da tua luz, para que assim encontremos o caminho de Cristo, renunciemos ao pecado e às más inclinações, próprias de quem está perdido. Ajuda-nos na caminhada.
Nossa Senhora das Rosas, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
ADUCCI, Edésia. Maria e Seus Títulos Gloriosos. São Paulo: Ed. Loyola, 2003.

ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.

Nenhum comentário: