segunda-feira, 10 de julho de 2017

191º dia, Nossa Senhora de Casaluce


Por Deiber Nunes Martins
Casaluce é uma cidade italiana, cujo nome quer dizer “Casa de Luz”. Segundo a tradição, em uma noite de intenso temporal, uma mulher, de cor negra, bateu à porta de um seminário, na cidade de Aversa, pedindo abrigo. Como era proibido aos padres, receberem mulheres no seminário, a moça foi aconselhada a procurar abrigo num convento em Casaluce, cidade vizinha à Aversa.
A moça assim o fez e chegando em Casaluce, foi recebida pelas freiras que a acolheram por aquela noite. No dia seguinte, logo pela manhã, a madre foi ao quarto onde a mulher havia sido instalada e surpreendeu-se: a jovem tinha desaparecido e deixado em cima da cama, um quadro com sua imagem, segurando um menino.
Foi quando as freiras descobriram se tratar da própria Virgem Maria.
Os padres em Aversa, descobrindo a história, pediram o quadro pra si, pois entendiam que a Virgem Maria tinha passado por ali primeiro. Junto ao fato acontecido em Casaluce, inúmeros milagres aconteceram na região, fazendo com que o povo tanto de Casaluce, quanto de Aversa, se enchesse de fé e devoção à Mãe de Nosso Senhor. Tanto fervor, aliado ao protesto dos padres de Aversa que reclamaram a imagem, fez com que as duas cidades entrassem em disputa pra saber com quem deveria ficar o quadro de Nossa Senhora. Como o impasse perdurava e perdura até hoje, ficou decidido que a imagem de Nossa Senhora de Casaluce deve ficar quatro meses no ano em Aversa e os outros oito meses em Casaluce.
OREMOS:
Virgem Maria, que o vosso amor de Mãe pela humanidade não seja motivo de disputas e rivalidades, mas sim motivo de comunhão e concórdia entre os povos. Hoje em dia, Mãe, as disputas envolvendo vosso nome, não são entre povos devotos, mas entre seus filhos que te amam e os filhos que não te amam. Estes últimos talvez, por desconhecimento, não são ainda capazes de te amar, de te venerar. Que este infortúnio não vos cause nenhum agravo, nenhuma ofensa e nem seja rechaçado por teus filhos devotos. Fazei com que os cristãos, católicos ou não, busquem o diálogo, a compreensão e o entendimento, diante o mistério de Cristo Jesus e que assim, unidos e em comunhão, formemos a Civilização do Amor de Deus.
Nossa Senhora de Casaluce, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.

Site da Paróquia de Nossa Senhora de Casaluce em São Paulo/SP. Disponível em http://www.casaluce.com.br/, último acesso em 12 de julho de 2017 às 12h05min.

Nenhum comentário: