quinta-feira, 6 de julho de 2017

187º dia, Nossa Senhora dos Eremitas (Nossa Senhora de Ensiedeln)


Por Deiber Nunes Martins
A devoção a Nossa Senhora dos Eremitas deve-se muito por conta de São Meinrado, monge beneditino, que escolheu viver como um eremita. Os eremitas são pessoas que resolvem viver solitárias, em lugares ermos, distantes da população para se dedicar com maior afinco à vida de oração. Foi o caso deste santo, por volta do ano 800, contemporâneo de Carlos Magno, imperador do Ocidente.
De família abastada, Meinrado estudou com os monges beneditinos e assim que recebeu o hábito de São Bento, refugiou-se no monte Etzel, na Suíça, tendo como companhia uma imagem de Nossa Senhora que havia ganhado. Mesmo o lugar onde havia escolhido para se instalar, sendo um local de difícil acerto e deserto, o monge recebia inúmeras pessoas em busca de seus conselhos.
Passados sete anos, o monge eremita resolve se afastar ainda mais da civilização, em busca de aprimorar sua vida orante. Embrenha-se ele por uma densa floresta na região que depois ficaria conhecida como Ensiedeln, aos pés do monte Etzel. No entanto, também naquele lugar, peregrinos o procuravam, em busca de auxílio espiritual.
A procura pelo eremita, acabou despertando a atenção de dois salteadores, que passaram a observar à certa distância o movimento de visitantes à cela do monge, onde ele havia feito um oratório, para abrigar a imagem da Mãe de Jesus. Impiedosos, os ladrões invadiram a cela do monge e o mataram, em busca de algum tesouro que o monge poderia ter, uma vez que era muito visitado.
Apesar da morte de Meinrado, sua cela não ficou abandonada: as pessoas continuavam a visitar o lugar. Visitavam o oratório de Nossa Senhora, onde depositavam suas súplicas e tinham inúmeras graças alcançadas. A fama de Nossa Senhora, alcançou toda a região e inúmeros sacerdotes passaram a visitar o local, para ali depois erguerem uma belíssima igreja e ao lado um mosteiro beneditino.
Em 948, São Conrado, bispo de Constança, foi chamado para consagrar o santuário de Ensiedeln. No dia da cerimônia, eis que o Próprio Cristo Jesus aparece e consagra a igreja. O acontecimento aumenta ainda mais o número de peregrinos e devotos marianos no local.
Ao longo da história, o santuário sofreu ataques dos inimigos dos cristãos, chegou a ser destruído, mas ainda assim a veneração a Nossa Senhora dos Eremitas persistiu e existe ainda hoje. A imagem de Nossa Senhora venerada pelos peregrinos é a mesma que São Meirado carregava consigo àquele tempo.
OREMOS:
Santa Mãe de Deus, aumentai a nossa fé, nossa esperança e o nosso amor. Fazei com que perseveremos na caminhada para Deus e que ajudemos nossos irmãos a conservar a fé. Ajuda-nos, oh Mãe a buscar a pureza de coração e a fazer com que os outros sempre sintam em nós a presença de Teu Filho Jesus.
Nossa Senhora dos Eremitas, rogai por nós!
Nossa Senhora de Ensiedeln, rogai por nós!

REFERÊNCIAS:
ADUCCI, Edésia. Maria e Seus Títulos Gloriosos. São Paulo: Ed. Loyola, 2003.

ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.

Nenhum comentário: