terça-feira, 4 de julho de 2017

185º dia, Nossa Senhora de Aires


Por Deiber Nunes Martins
A devoção a Nossa Senhora de Aires começou na vila portuguesa de Viana do Alentejo em meados do século XVIII. Algumas lendas e histórias são contadas sobre esta devoção mariana. Uma delas é a que diz que o surgimento de Nossa Senhora de Aires deu-se por meio de um voto oferecido por comerciantes em agradecimento pela proteção de Nossa Senhora contra uma terrível epidemia que tomou conta da região. Como o pedido feito à Virgem Maria foi prontamente atendido, os comerciantes passaram a comemorar nos anos seguintes aquele dia expondo seus produtos em grandes feiras populares que reuniam pessoas da região de Évora e das regiões circunvizinhas cada vez em maior número.
Outra versão da conta de que após a expulsão dos mouros daquela região do Alentejo, um lavrador teria encontrado uma imagem de Maria dentro de um pote de barro. E esta imagem teria sido incorporada à igreja de Viana do Alentejo.
Mas a versão que mais chama a atenção sobre Nossa Senhora d’Aires vem da história de Martin Vaqueiro um rico lavrador da região que possuía em suas terras uma considerável criação de gado. Certa vez, os trabalhadores de Martin passaram a observar que num determinado momento na madrugada os bois saíam sozinhos do curral para pastar e aos primeiros raios do alvorescer, retornavam para o curral. Contaram o fato ao patrão, que curioso, resolveu montar acampamento junto ao curral para descobrir o que estava acontecendo. Acabou pegando no sono e em sonho viu a própria Virgem Maria que lhe explicava ser ela a soltar os bois no campo durante a noite e a juntá-los no início da manhã. Disse ainda a Virgem Maria que assim como ela cuidava dos bois, cuidaria de quem lhe construísse uma capela naquela região.
Martin aceitou a proposta mas apesar de ter muitas posses precisou vender parte de seus bois para poder honrar com seu compromisso. Quando o fez, foi recontar o gado no pasto e viu que lá estava a mesma quantidade de gado que ele tinha antes de fazer o negócio. Entendeu então Martin Vaqueiro tratar-se de um milagre de Nossa Senhora.
O nome Nossa Senhora de Aires vem de Arês ou Ares e está ligado ao nome da região onde o fato se passou.
OREMOS:
Nossa Senhora de Aires, olhai pelo homem e a mulher do campo. Cada vez mais, com a mecanização do campo, o homem tem deixado seu ofício de cuidar da agricultura e pecuária e se mudado para as cidades onde vive em situação quase que de indigência. Favorecei oh Mãe, a Agricultura Familiar que gera empregos e significado à vida do homem do campo. Fazei com que o meio rural possa voltar a ser atrativo e que o homem não precise sair de sua roça para tentar a sorte nas grandes cidades.
Nossa Senhora de Aires, rogai por nós!

REFERÊNCIAS:

Blog “Alcáçovas” disponível em http://alcacovas.blogs.sapo.pt/177129.html acessado em 05 de dezembro de 2016, as 16h35min.

Nenhum comentário: