sexta-feira, 31 de março de 2017

90º dia, Nossa Senhora da Pena


Por Deiber Nunes Martins
Acredita-se que esta devoção mariana tem sua origem em Portugal, numa aparição da Virgem Maria na serra da Sintra. Maria apareceu com o Menino Jesus no colo e na mão esquerda trazia uma pena. Daí o seu nome, Nossa Senhora da Pena. Por esta razão, é a padroeira dos escritores e poetas. No lugar da aparição, foi construída uma ermida, onde se colocou a imagem.
No início do século XVI, por ordem do rei Dom Manuel I, os portugueses construíram o convento de Nossa Senhora da Pena, onde muitos nobres devotos passaram a freqüentar em veneração a Nossa Senhora.
No Brasil esta devoção chegou logo após a descoberta. Em 1535, em Porto Seguro, na Bahia, foi construída sua primeira capela, de forma bem rústica, feita de taipa. Algum tempo depois, a capela foi reconstruída com pedra e cal.
No Rio de Janeiro, em Jacarepaguá, tempos mais tarde, Nossa Senhora da Pena apareceu a um vaqueiro escravo que lhe rogara encontrar um animal desgarrado do rebanho. Em retribuição, construíram-lhe no local uma ermida, que mais tarde também foi reconstruída e ampliada, tendo sido trazida de Portugal, a imagem de Nossa Senhora da Pena, para o seu altar.
OREMOS:
Nossa Senhora da Pena, patrona dos literatos, dos poetas e escritores, inspirai estes vossos filhos no dom da escrita, para que usem este talento em honra de Vosso Filho Jesus. Ajudai a estes homens da escrita, a não se deixarem levar pela vaidade e assim se colocarem como servos de Deus, escrevendo obras que elevem as pessoas, à contemplação das maravilhas do Senhor, dispostas neste mundo. Que estas maravilhas sejam bem relatadas sempre para a honra e glória de Deus Nosso Pai.
Nossa Senhora da Pena, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
BISINOTO, Pe. Eugênio. Conheça os Títulos de Nossa Senhora. Aparecida, SP: Ed. Santuário, 2010.

Nenhum comentário: