sexta-feira, 10 de março de 2017

69º dia, Nossa Senhora Aeiparthenos


Por Deiber Nunes Martins
A Igreja nunca questionou a virgindade de Maria. Desde os escritos mais antigos, que tratam da concepção do Filho de Deus, Nossa Senhora é tida como a sempre Virgem. Aquela que foi virgem durante toda a sua vida. O termo grego “aeiparthenos”, quer dizer “sempre virgem”, e é a expressão de fé que se usa para tratar a virgindade perpétua de Maria.
Esta expressão é usada no Concílio de Constantinopla, no ano de 553. É retomada tempo depois, em dois outros Concílios, o de Lateranense e o de Lião. E na definição do dogma da Assunção de Maria, o tema da sua virgindade perpétua é reafirmado. A tradição e o magistério da Igreja apresentam Maria como virgem antes do parto, durante o parto, isto é, na concepção de Jesus, e após o parto, conforme nos mostra o Evangelho de Lucas (Lc 1, 34).
Assim, temos mais um título mariano a ser conhecido e venerado: Nossa Senhora Aeiparthenos. Nossa Senhora Sempre Virgem.
OREMOS:
Maria Santíssima, vós sois a Sempre Virgem, a escolhida por Deus pra ser a Mãe do Nosso Senhor Jesus Cristo. Fazei com que saibamos venerar-te e proclamá-la sempre bendita entre todas as mulheres.
Nossa Senhora Aeiparthenos, rogai por nós!

REFERÊNCIA:

Site Spiritus Paraclitus. Disponível em http://www.paraclitus.com.br/2010/apologetica/maria-sempre-virgem-aeiparthenos/

Nenhum comentário: