sábado, 4 de março de 2017

63º dia, Nossa Senhora da Peneda


Por Deiber Nunes Martins
Segundo relatos, a devoção a Nossa Senhora da Peneda, teve início em 1220 quando a Virgem Maria em forma de pomba branca, apareceu a uma pastorinha nas montanhas da Gavieira, caminho para a vila de Melgaço, em Portugal. Disse Maria a pastorinha que dissesse ao povo da Gavieira para construírem ali uma ermida em sua honra.
A criança voltou para casa e contou o fato a seus pais, que não acreditaram. Dias depois, novamente a pastorinha levava suas cabras pelos mesmos penedos onde a Virgem lhe aparecera e novamente teve a visão mariana, mas a Mãe de Jesus não lhe aparecera em forma de pomba e sim em forma humana. Desta vez, a Virgem Maria pediu a menina que lhe trouxesse àquele lugar, uma senhora que há 18 anos vivia com certo tipo de paralisia. O nome da mulher era Domingas Gregório. Disse Maria à menina que cumprindo o que ela pedia, todos passariam a acreditar.
A menina fez o que Maria lhe pediu e Domingas foi completamente curada, passando a louvar e exaltar Maria pela graça que alcançara. De fato, os moradores da Gavieira acreditaram na pastorinha e atenderam ao pedido da Virgem, construindo tempos mais tarde, no sec. XIX o Santuário de Nossa Senhora da Peneda.
OREMOS:
Nossa Senhora da Peneda, não permitais que percamos a confiança em vós e em Vosso Filho Jesus. Ajudai-nos a manter firme a fé no Salvador que nos ensina o caminho a seguir. Que por vossa intercessão, possamos, oh Mãe sermos bem firmes na fé e a perseverarmos diante das dificuldades da vida.
Nossa Senhora da Peneda, velai por nós!
REFERÊNCIAS:
Site Guia da Cidade, disponível em https://www.guiadacidade.pt/pt/poi-santuario-de-nossa-senhora-da-peneda-15599
Site Senhora da Peneda, disponível em http://alfarrabio.di.uminho.pt/lindoso/Romarias/peneda.htm


Nenhum comentário: