segunda-feira, 6 de março de 2017

65º dia, Nossa Senhora do Capítulo


Por Deiber Nunes Martins
Quando foi aprovada a ordem franciscana, São Francisco de Assis lia junto aos seus confrades um capítulo da Sagrada Escritura, juntamente com um trecho do livro das Regras que era uma manual de vida franciscana. Tão enraizado tornou este costume que os confrades se acostumaram a dizer “Vamos ao capítulo”, num dado momento da reunião. A tradição fez com que este fosse o nome dado a assembleias e a outras congregações religiosas. Algum tempo depois, também este passou a ser um dos nomes de Maria.
Foi no início do século XIII que os franciscanos se estabeleceram em Portugal e com a ajuda de Dom Afonso II construíram um convento para a ordem. Puseram uma imagem de Nossa Senhora carregando o Menino Jesus no braço direito. A sala era conhecida como sala dos capítulos.
Um dos noviços da ordem, recebeu de seu guardião a penitência de ficar diante da imagem de Nossa Senhora até que a Virgem se manifestasse sobre qual oração mais lhe agradava. O jovem noviço devia implorar a resposta a Nossa Senhora. Obediente, fez como lhe foi ordenado, ficando de joelhos diante da Virgem o dia inteiro. Ao anoitecer, o jovem surpreendeu-se com a resposta que a imagem de Maria lhe proferiu:
“Vai, filho querido, diz ao guardião que o canto que mais me agrada é o hino Gloriosa Domina (que quer dizer Gloriosa Senhora). Para que todos acreditem vou mudar esse meu Infante Jesus, que até agora tive no braço direito, eu o passo para o braço esquerdo”.
O noviço foi levar a resposta ao guardião e deixou todo o convento em polvorosa. Todos foram conferir na sala do Capítulo se o que o noviço falara sobre Nossa Senhora era verdade. Quando viram o Menino Jesus no braço esquerdo de Nossa Senhora, acreditaram. E a partir desse dia, todos os sábados, após a oração da noite, todos da Ordem segurando velas acesas, seguem em direção à sala do Capítulo para cantar o hino Gloriosa Domina.
OREMOS:
Nossa Senhora do Capítulo, vosso título faz referência à Palavra de Deus. Que por meio de vossa intercessão, criemos o hábito de sempre recorrermos às Sagradas Escrituras, buscando sempre nos guiarmos pelo que o Senhor nos diz. Que tenhamos um amor missionário e de guardiões da Palavra do Senhor, proclamando-a onde quer que estejamos, não só com palavras, mas com as nossas atitudes.
Nossa Senhora do Capítulo, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
BERALDI, Pe. Roque Vicente Beraldi. 101 Títulos de Nossa Senhora na Devoção Popular. São Paulo: Ed. Ave Maria, 2012.

Nenhum comentário: