quarta-feira, 1 de março de 2017

60º dia, Nossa Senhora Mãe da Igreja


Por Deiber Nunes Martins
Foi dentro do Concílio Vaticano II que o Papa Paulo VI proclamou Maria como a Mãe da Igreja. No entanto, a Igreja já venerava Maria como Mãe e assumia sua condição filial, entendendo que o Cristo assim o quis. Os padres conciliares ao redigirem a Constituição Dogmática Lumen Gentium inseriram a doutrina mariana na estrutura eclesial. Ela está conectada ao mistério da trindade e não fora dele. Com esse entendimento, os padres declararam Maria como co-redentora e exemplo de Igreja.

Nos disse o Papa Paulo VI:
“Para a glória da Virgem e para nosso conforto, proclamamos Maria Mãe da Igreja, isto é, de todo o povo de Deus, tanto dos fiéis quanto dos pastores que a chamam de Mãe Amorosíssima; e queremos que a Virgem seja doravante honrada e invocada por todo o povo cristão com esse título suavíssimo”.
Aquela que é o Sacrário Vivo de Deus, sempre foi o exemplo de Mãe e modelo de Igreja. Mas considerar Nossa Senhora, um modelo de Igreja, não deve distanciá-la de nós. Muito pelo contrário. Somos uma igreja padecente, pecadora e é por intermédio da Mãe, que podemos alcançar a Deus e realizar seu plano salvífico. Nada acontece sem Jesus e sem Maria. E cada vez mais compreendemos que ser Igreja é seguir os passos da Mãe.
Assim, quando Jesus diz ao discípulo: “Eis aí tua mãe”, Ele está dizendo a nós, Igreja Viva, povo de Deus, quem é a nossa mãe. Aquela que seguiu o Filho, que esteve junto aos discípulos em oração e que sempre ouviu o Pai, acolhendo seu plano de salvação, a começar do teu sim. O Papa Paulo VI ainda nos diz ao proclamá-la Mãe da Igreja que este é o título que melhor situa Maria no mistério de Cristo e da Igreja.
OREMOS:
Maria, Mãe da Igreja e da humanidade, olhai por teus filhos, sobretudo aqueles que são perseguidos. Olhai pela Igreja que sofre, mas que se mantém viva e sempre a caminho. Ajudai-nos sempre na caminhada, para que não vacilemos diante das tentações do inimigo.
Nossa Senhora, Mãe da Igreja, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes. Orações e história de 260 títulos marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.
Site “Franciscanos”, disponível em http://www.franciscanos.org.br/?page_id=5499. 

Nenhum comentário: