terça-feira, 7 de março de 2017

66º dia, Nossa Senhora do Líbano


Por Deiber Nunes Martins
Já nos primeiros séculos da era cristã, era conhecida a devoção a Nossa Senhora do Líbano. A razão para isso se deve ao fato de os fenícios, ancestrais dos libaneses terem conhecido Maria, a Mãe do Filho de Deus.
No entanto, este título foi difundido somente no início do século XX, por iniciativa do patriarca maronita Elias Pedro Hoayeck. Em comemoração ao centenário de proclamação do dogma da Imaculada Conceição, o patriarca construiu um santuário no alto do Haruça, defronte à baía de Djuniche, um dos lugares mais belos do Líbano. Neste templo, foi colocada uma imagem da Imaculada Conceição feita na França e com 14 toneladas de peso.
Em 1954, quando ainda era cardeal, o Papa João XXIII coroou a imagem de Nossa Senhora do Líbano, recordando o cinquentenário de construção do santuário.
No Brasil, esta devoção mariana surgiu com a chegada das primeiras colônias sírio-libanesas. Na década de 1930, os sacerdotes maronitas chegaram ao Rio de Janeiro. Eles construíram um colégio e uma igreja dedicada a Nossa Senhora do Líbano.
A imagem da Virgem do Líbano é representada por Maria vestida com uma túnica branca, com um manto azul, os cabelos caídos sobre os ombros e os braços abertos, tendo os pés sobre uma torre circundada por uma rampa em espiral.
OREMOS:
Nossa Senhora do Líbano, abençoa o povo libanês. Fazei com que os maronitas difundam sua devoção não só no Brasil mas em outras partes do mundo e que esta devoção milenar seja respeitada. Afasta de vossos filhos, as insídias de satanás, para que livres de todos os perigos, teus filhos possam louvar a vosso Filho e exaltá-lo onde quer que estejam.
Nossa Senhora do Líbano, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
BISINOTO, Pe. Eugênio. Conheça os Títulos de Nossa Senhora. Aparecida, SP: Editora Santuário, 2010.
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes. Orações e história de 260 títulos marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.


Nenhum comentário: