sábado, 18 de março de 2017

77º dia, Nossa Senhora de Shongweni



Por Deiber Nunes Martins
Shongweni é o nome popular da cidade de Ntshongweni, distante 30 quilômetros de Durban, África do Sul. Nesta cidade, Pe. Wagner, um sacerdote francês exercia seu ministério quando em 1939 foi convocado pelo exército do seu país, a defendê-lo na Segunda Guerra Mundial.
Ao se deparar com o cenário da guerra, Pe. Wagner foi tomado de medo. Diante das atrocidades do combate, precisou ele fingir-se de morto, junto a dezenas de corpos, para não perder também sua vida. Diante desse cenário, o padre prometeu a Nossa Senhora que se saísse vivo dali, realizaria em sua paróquia um festival mariano anual.
Quando a guerra terminou, os soldados retornaram para casa, entre eles, Pe. Wagner. Os fiéis saíram da cidade de Hammarsdale, em procissão e se dirigiram a Ntshongweni, para acolher ao sacerdote. Em sua pregação, o padre falou da promessa que fizera, recebendo o caloroso apoio de seus fiéis.
De Hammarsdale a Ntshongweni não havia estradas. Mesmo assim os fiéis a cavalo ou numa extenuante caminhada se achegavam todos os anos, para comemorar a nova data mariana.
OREMOS:
Mãe de Shongweni, olhai pelos pobres da África. Aqueles que sofrem os flagelos de décadas de guerras civis. Ajudai o povo africano a encontrar a paz e por meio dela desenvolver o continente africano. Que pela vossa intercessão, o terror da guerra dê lugar a caridade e a solidariedade.
Nossa Senhora de Shongweni, velai por nós!
REFERÊNCIAS:
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Titulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.
Site “Lady of Shongweni”, disponível em http://www.icon.co.za/~host/shrines/shongweni/index.htm último acesso em 10 de fevereiro de 2017, às 15h39min.

Nenhum comentário: