sexta-feira, 24 de março de 2017

83º dia, Nossa Senhora Anunciada



Por Deiber Nunes Martins
A devoção a Nossa Senhora Anunciada tem sua origem em Portugal, na cidade de Setúbal. Entre os anos 1235 e 1250, uma senhora jogava pequenos pedaços de lenha em seu fogão para cozinhar, quando um dos gravetos saltou fora do fogo. A princípio a mulher não deu importância e tornou a jogar o graveto no meio das chamas. Imediatamente o graveto “pulou” para fora do fogo. Pensando ser um efeito das chamas, ela jogou o graveto no fogo uma terceira vez e novamente, o graveto saltou das chamas.
Desta vez, a senhora pegou o graveto e ao observá-lo, percebeu tratar-se de uma pequenina imagem de Nossa Senhora. Espantada com o fato, ela exclamou: “Virgem Anunciada!”. As vizinhas vieram acudir e também se assombraram com o fato de um pequeno graveto de lenha trazer a imagem perfeita de Nossa Senhora. A notícia espalhou-se por toda a cidade. E a pequena imagem ficou conhecida como sendo de Nossa Senhora Anunciada.
Alguns anos mais tarde, uma seca tomou conta da cidade de Setúbal por dois anos. Em penitência, o povo saiu em procissão, pedindo a intercessão da Virgem Maria. Ao final da procissão, começou a chover abundantemente. O milagre fez com que a devoção a Nossa Senhora Anunciada aumentasse ainda mais. Também por conta desse milagre, a Virgem Maria passou a ser conhecida também como Nossa Senhora da Água.

OREMOS:
Virgem Anunciada, vós que intercedestes pelo povo de Setúbal, em momento de forte seca na cidade, olhai pelo problema da falta de água e saneamento básico. Fazei com que o homem perceba seu papel junto a natureza e a preservação dos mananciais de água. Que toda a humanidade compreenda que a água é um recurso vital e indispensável à vida. E que assim saibamos cuidar dos nossos recursos hídricos.
Ajudai oh Mãe, os povos que moram nas regiões do semiárido e sofrem ano após ano com as secas. Abençoai as regiões mais secas para que a vida também floresça nestes lugares. Cuidai dos mais pobres e desfavorecidos, que são quem mais sofre com as mudanças do clima no mundo.
Nossa Senhora Anunciada, Nossa Senhora da Água, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
ADUCCI, Edésia. Maria e Seus Títulos Gloriosos. São Paulo: Ed. Loyola, 2003.
BERALDI, Pe. Roque Vicente. 101 Títulos de Nossa Senhora na Devoção Popular. São Paulo: Ed. Ave Maria, 2012.
BISINOTO, Pe. Eugênio. Conheça os Títulos de Nossa Senhora. Aparecida, SP: Ed. Santuário, 2010.

ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014. 

Nenhum comentário: