quinta-feira, 16 de março de 2017

75º dia, Nossa Senhora de Kibeho


Por Deiber Nunes Martins
A aparição da Virgem Maria em Kibeho, Ruanda, foi um grande despertar para o povo africano. A primeira aparição de Nossa Senhora na região foi a cinco jovens e uma freira de uma escola, chamada Alfonsine Mumureke, em 1981. A Virgem pedia aos videntes que rezasse o Santo Rosário.
Um ano depois da primeira aparição, em agosto de 1982, a Virgem Maria voltou a aparecer em Kibeho, desta vez com o semblante entristecido e aos prantos.  Aos videntes, Nossa Senhora mostrou o motivo do seu choro: Kigali, a capital de Ruanda, arderia em fogo e teria suas ruas inundadas por um rio de sangue, com intensos massacres e uma infinidade de corpos mutilados, decapitados, fruto da sangrenta guerra civil que acometeria aquele país.
A aparição mariana em Kibeho, entretanto, rendeu muitos frutos. Inúmeras foram as vocações sacerdotais e religiosas despertadas por conta de Nossa Senhora. A última aparição de Nossa Senhora em Kibeho aconteceu em 1988. Em todas as aparições de Nossa Senhora na região, ela convidou o povo a rezar, os homens à conversão. Nossa Senhora deixou mensagens endereçadas aos doentes, às famílias, aos religiosos, aos governantes e aos jovens. A todos, a Virgem deixou uma mensagem de esperança e de alerta, diante das situações a que o mundo seria submetido nos próximos anos.
Cerca de uma década depois de sua primeira aparição em Kibeho, a guerra civil assolou Ruanda. E as pessoas puderam comprovar a veracidade das mensagens da Mãe de Deus. Muitos, a partir de então, se converteram, mudando de vida em meio ao cenário de dor, que se sucedia.
OREMOS:
Nossa Senhora de Kibeho, olhai pelo povo africano. Povo de tão rica cultura, diversidade religiosa e tradições, tão flagelado pela ganância humana. Mostrai aos poderosos, oh Virgem Mãe, o poder que vem de Deus. Independente de crenças e culturas, levai aos africanos a consciência da paz e da fraternidade, para que entendam que a vontade de Deus é que todos sejamos um e não nos percamos.
Nossa Senhora de Kibeho, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
ROMAN, Ernesto N. Aparições de Nossa Senhora: suas mensagens e milagres. São Paulo: Ed. Paulus, 2015.
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.


Nenhum comentário: