segunda-feira, 20 de março de 2017

79º dia, Nossa Senhora do Livramento


Por Deiber Nunes Martins
No século XVI, durante o movimento conhecido como “União Ibérica”, após a batalha de Alcácer-Quibir, onde Dom Sebastião, rei português foi derrotado, a Espanha anexou Portugal e fez com que os portugueses reconhecessem a soberania espanhola. Aqueles que desobedecessem, eram presos e em muitos casos, mortos. Foi o caso de Rodrigo Homem de Azevedo, da nobreza portuguesa e ardoroso defensor da coroa lusitana.
Acontece que a esposa de Rodrigo, devota fervorosa de Nossa Senhora, sabendo da prisão do marido pelo Duque de Alba, fez uma novena à Virgem, pois temia pela vida do marido. Ao final do nono dia, teve a mulher um sonho com Nossa Senhora que lhe dizia: “Não te preocupes. Eu o livrarei. Mas quando puderes edifica uma igreja, para que meu Filho seja glorificado aqui.”
Todos os nobres que foram detidos foram executados, exceto Rodrigo, que sem explicação alguma, foi libertado. Em gratidão à Nossa Senhora, o nobre mandou esculpir uma imagem, de acordo com a descrição de sua esposa. A imagem apresentava a Virgem com os cabelos loiros, soltos, vestida de branco, com o Menino Jesus no braço esquerdo e a mão direita em sinal de amparo. A esta imagem, deram o nome de Nossa Senhora do Livramento, visto que Maria disse: “Eu o livrarei”.
Tempos depois, Rodrigo conseguiu um terreno e neste construiu uma capela à Virgem. Os portugueses trouxeram esta devoção para o Brasil onde se espalharam as igrejas em honra a Nossa Senhora do Livramento.
OREMOS:
Deus vos salve Virgem, Filha de Deus Pai!
Deus vos salve Virgem, Mãe de Deus Filho!
Deus vos salve Virgem, esposa do Espírito Santo!
Deus vos salve Virgem, Templo e Sacrário de Santíssima Trindade!
Agora lábios meus, dizei e anunciai,
Os grandes louvores da Virgem Mãe de Deus.
Sede em meu favor, Virgem Soberana!
Livrai-me do inimigo com vosso valor.
Glória seja ao Pai, ao Filho e ao Amor também,
Que é um só Deus em Pessoas três,
Agora e para sempre e sem fim. Amém!

Nossa Senhora do Livramento, rogai por nós!

REFERÊNCIAS:
BERALDI, Pe. Roque Vicente. 101 Titulos de Nossa Senhora na Devoção Popular. São Paulo: Ed. Ave Maria, 2012.
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes. Orações e história de 260 títulos marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2005.
Blog “Rezai, Rezai, Rezai”. Disponível em http://rezairezairezai.blogspot.com.br/2015/05/nossa-senhora-do-livramento-biblia.html
Site “Todo de Maria”. Disponível em http://blog.cancaonova.com/tododemaria/rezemos-o-oficio-da-imaculada-conceicao/
Site Editora Cléofas. Disponível em http://cleofas.com.br/oficio-de-nossa-senhora-da-conceicao/

Nenhum comentário: