quarta-feira, 15 de março de 2017

74º dia, Nossa Senhora do Brasil



Por Deiber Nunes Martins
Desde o século XVIII uma imagem de Nossa Senhora feita com traços indígenas pelos primeiros jesuítas que aqui habitaram, ficava na igreja de Nossa Senhora da Penha, em Recife, Pernambuco. Esta imagem foi escolhida pelos frades capuchinhos como padroeira da ordem e em 1828, Frei Joaquim de Afrágola, enviou a imagem à sede da Ordem, em Nápoles, na Itália. Receava o frade que a imagem fosse destruída aqui no Brasil.
Passados quase um ano e a longa burocracia alfandegária, a imagem finalmente chegou a seu destino, sendo colocada na igreja de Santo Efrém em Nápoles. Em 1840, um incêndio destruiu toda a igreja de Santo Efrém, mas a imagem de Nossa Senhora vinda do Brasil permaneceu intacta.
O milagre despertou a fé do povo napolitano que passou a venerar a imagem como a de Nossa Senhora do Brasil. Entretanto, a imagem só passou a ser conhecida em seu país de origem muito tempo depois, em 1924, por ocasião da visita do bispo Dom Frederico de Souza Costa a Nápoles, que admirado com a imagem, levou a devoção ao Brasil.
A primeira igreja dedicada a Nossa Senhora do Brasil em solo brasileiro, fica no Rio. A imagem de Nossa Senhora do Brasil é representada pela Mãe de Jesus segurando o filho no braço esquerdo, trazendo traços indígenas e ambos possuem os corações vermelhos.
OREMOS:
Nossa Senhora do Brasil, muitos são os pedidos que vosso povo tem a lhe fazer. Vivemos um momento de perda de identidade, de perda de nossa auto-estima, com tantos escândalos, com tantos problemas que nos atormentam. Temos muita pobreza, muita situação de miséria, penúria, muitas pessoas doentes e desamparadas, carecendo de ajuda. Vemos jovens sem rumo, perdidos, sem fé e sem perspectivas. Diante de tantos pedidos, oh mãe, ensina-nos a despertar a fé que cada brasileiro traz dentro de si e que faz dele um povo diferente de qualquer outro. Ensina-nos a redescobrir o amor pelo nosso país, pelas nossas culturas, pelas nossas tradições, pelo nosso povo. Pois assim, valorizando nossas raízes e a nossa fé, poderemos levar o Brasil ao topo, lugar dele por merecimento.
Nossa Senhora do Brasil, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
BISINOTO, Pe. Eugênio. Conheça os Títulos de Nossa Senhora. Aparecida, SP: Ed. Santuário, 2010.
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.



Nenhum comentário: