quarta-feira, 29 de março de 2017

88º dia, Nossa Senhora da Purificação


Por Deiber Nunes Martins
No dia da Apresentação do Senhor, é costume celebrar Nossa Senhora sob o título de Nossa Senhora da Purificação. A razão deste título vem do Evangelho de Lucas que fala sobre a Apresentação do Menino Jesus no Templo. A Lei de Moisés ordenava a apresentação de todo filho homem, passados 40 dias do seu nascimento. Nesta celebração, a mãe era purificada, visto que era considerada impura após o parto.
Maria não viveu o pecado e portanto não estava sujeita a esta lei. Entretanto, a Mãe de Jesus submeteu-se a lei de Moisés em sinal de obediência. Passados os 40 dias do nascimento do Menino Jesus,  foi com Ele ao Templo, para o ritual. E neste ritual, Jesus, Maria e José encontram-se com Simeão, um homem de fé que ouvira do Espírito Santo que não morreria sem antes conhecer a Cristo. Aquele fora o momento e Simeão diz a Maria e José coisas maravilhosas sobre o Menino. Nossa Senhora fica admirada com aquelas palavras e também com as palavras de Ana, filha de Fanuel, uma profetisa de idade avançada que servia o templo. Mas Simeão abençoa a Sagrada Família e se dirige a ela, mais uma vez dizendo:
“Eis que este menino está destinado a ser uma causa de queda e de soerguimento para muitos homens em Israel, e a ser um sinal que provocará contradições, a fim de serem revelados os pensamentos de muitos corações. E uma espada transpassará a tua alma.” (Lc 2,34-35)
Também por conta das palavras de Simeão, Nossa Senhora da Purificação também é conhecida como Nossa Senhora das Candeias e sua festa é celebrada no dia 2 de fevereiro.
OREMOS:
Santa Maria, Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, guardastes no coração todas aquelas palavras de Ana e Simeão no templo. Talvez tenhas ficado com o coração apertado diante das últimas palavras daquele homem. Mas teu sim a Deus é eterno e nele colocastes toda sua força. Ajudai-nos a vencer as aflições deste mundo, purifica-nos, Virgem Mãe, para que saibamos o que fazer diante das preocupações que nos enfraquecem. Ensinai-nos, com vosso exemplo, oh Mãe da Purificação, a sermos filhos obedientes e fiéis a Deus.
Nossa Senhora da Purificação, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
Bíblia Sagrada, 92ª Edição, São Paulo: Ed. Ave Maria, 2013.
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.


Nenhum comentário: