sábado, 11 de março de 2017

70º dia, Nossa Senhora do Mar



Por Deiber Nunes Martins
No ano de 1897, no litoral de Santa Maria di Castelabatte, província italiana de Salerno, um cargueiro italiano, carregado de calcário, foi atacado por uma maré revolta com fortes e enormes ondas que o jogaram contra as pedras da costa. A tripulação, composta por pescadores humildes da região, entrou em desespero. Isto porque o calcário, ao ser hidratado pelas águas do mar revolto, produziu um forte calor que podia matar toda a tripulação daquele barco.
Sem ter o que fazer, os pescadores invocaram a Virgem Maria, cuja imagem levavam consigo na embarcação. E milagrosamente tão logo aqueles homens acorreram à Nossa Senhora, um forte clarão apareceu e as próprias ondas desencalharam o barco, levando-o na direção de um banco de areia, onde aqueles homens puderam aportar e retornar a suas casas, sãos e salvos.
Em agradecimento, aqueles homens e a população da região construíram no local uma capela em honra a Nossa Senhora do Mar. E esta devoção chegou ao Brasil no começo do século XX, com os imigrantes italianos, que construíram na capela de Santo Inácio de Loyola, um altar em honra a Nossa Senhora do Mar.
OREMOS:
Nossa Senhora do Mar, protetora dos navegantes, olhai por aqueles que dependem das águas, para seu sustento e o de seus familiares. Não deixei que falte a esses homens, o pescado nem os insumos que as águas lhes fornecem. Protegei as embarcações e iluminai os homens a navegarem em segurança.
Nossa Senhora do Mar, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
Site da Paróquia Santo Inácio de Loyola, disponível em http://www.santoinaciosp.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=106&Itemid=90 último acesso em 07 de fevereiro de 2017 às 16h45min.

Nenhum comentário: