domingo, 12 de março de 2017

71º dia, Nossa Senhora da Europa


Por Deiber Nunes Martins
No final do século XV, mais precisamente em 1492, os espanhóis derrotaram os mouros que impunham à Europa um pesado jugo opressor. Os mouros não professavam a fé cristã e viviam no norte da África, tendo invadido a Europa por meio do estreito de Gibraltar. Nesta região, situam-se os montes de Ábila e Calpe, também chamados de Coluna de Hércules, um herói da mitologia grega. E foi exatamente no alto do monte Calpe, que foi erguido um santuário mariano, para exaltar a Mãe da Europa.
O Papa Paulo VI, então Cardeal Montini, arcebispo de milão, abençoou uma estátua de Nossa Senhora da Europa que foi instalada no alto do pico Campodoline a quase dois mil metros de altura. O objetivo era exaltar a Mãe de Nosso Deus, que ajudara os espanhóis a combaterem e vencerem os mouros na região. Deste feito, surgiu o título: Nossa Senhora da Europa, padroeira do povo europeu.
OREMOS:
Senhora Mãe de Deus, vós sois a padroeira do continente mais civilizado e promissor de todo o mundo. Infelizmente, hoje em dia, a Europa está mergulhada no secularismo e na tibieza, que esfriam a fé de seus povos, impedindo Cristo de se achegar sobretudo aos jovens e as crianças. Ajudai, Mãe, a Vossa Igreja a vencer todo o secularismo e a todos os tipos de falsas doutrinas que afastam teu povo dos propósitos cristãos.
Nossa Senhora da Europa, rogai por nós!

REFERÊNCIAS:
BERALDI, Pe. Roque Vicente. 101 Títulos de Nossa Senhora na devoção popular. São Paulo: Ed. Ave Maria, 2012.

ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Titulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.

Nenhum comentário: