domingo, 19 de março de 2017

78º dia, Nossa Senhora de Puy


Por Deiber Nunes Martins
Puy é uma cidade francesa onde no alto de um monte ficava uma pedra sagrada em que as pessoas se acorriam em busca de cura para suas enfermidades. A esta pedra deram o nome de “pedra das febres”. Certa vez, uma viúva que sofria com uma terrível febre, teve um sonho no qual a Virgem Maria lhe mandava subir a montanha Anis e dormir na pedra sagrada. A mulher obedeceu e ficou totalmente curada.
Em agradecimento, a viúva foi até o bispo de Puy , contou sobre a cura milagrosa e o desejo de Nossa Senhora em ser venerada na Montanha de Anis, junto à famosa pedra. O bispo resolveu investigar o fato e subiu a montanha, que estava coberta de neve, mas haviam pegadas de um animal, em volta da pedra e elas formavam uma igreja. Isso deixou o bispo admirado e convencido de que era vontade da Mãe de Jesus, a construção de uma igreja no local. Não dispondo de recursos para isso, mandou cercar o local com uma planta de espinhos. No dia seguinte, o lugar estava todo florido.
Dois séculos mais tarde, um novo milagre. Um paralítico, ao deitar na pedra das febres, ficou curado. Agradecia a Mãe de Nosso Senhor pela cura quando ela mesma lhe apareceu e lhe pediu que ali naquele lugar fosse erguido um santuário. O bispo da época ao saber do fato, mandou que o santuário fosse construído, com o apoio do Papa, que mandou a Puy um renomado arquiteto para cuidar do projeto. Projeto este que algum tempo mais tarde ficou pequeno tamanha a dimensão da fé do povo francês em Nossa Senhora.
A pedra sagrada, ou pedra das febres, foi colocada no altar mor do santuário, junto com a imagem de Maria Santíssima. A montanha de Anis, por ficar mais próxima da cidade de Puy, rendeu a Virgem Maria mais um título, o de Nossa Senhora de Puy.
OREMOS:
Nossa Senhora de Puy, olhai pelos franceses, sobretudo nestes tempos de radicalismos, falta de fé e de tanto terror. Abençoai os cidadãos franceses, reféns das ameaças terroristas e devolvei a tão bela região do mundo, a fé dos homens em Deus.
Nossa Senhora de Puy, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
ADUCCI, Edésia. Maria e Seus Títulos Gloriosos. São Paulo: Ed. Loyola, 2003.
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Titulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.

Nenhum comentário: