sábado, 25 de março de 2017

84º dia, Nossa Senhora da Anunciação


Por Deiber Nunes Martins
“No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da cada de Davi; e o nome da virgem era Maria. Entrando, o anjo disse-lhe: ‘Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.’ Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação.
O anjo disse-lhe: ‘Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó. E o seu reino não terá fim.’ Maria perguntou ao anjo: ‘Como se fará isso, pois não conheço homem? Respondeu-lhe o anjo: ‘O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril, porque a Deus nenhuma coisa é impossível. Então disse Maria: ‘EIS AQUI A SERVA DO SENHOR. FAÇA-SE EM MIM SEGUNDO A TUA PALAVRA.’ E  o anjo afastou-se dela. (Lc 1, 26-38)
A Festa da anunciação do nascimento de Jesus é das mais antigas da Igreja. O SIM de Maria é o centro das atenções, visto que pelo sim de uma mulher, o Salvador chegou à humanidade. A humildade de Maria é da mesma proporção que a sua mansidão e docilidade. Maria nos permite compreende-la, revisitando sua história e nos guiando pelos fatos de sua vida. Se pelas mãos de uma mulher, Eva, o pecado adentrou o mundo, também pelas mãos de uma Mulher, Maria, a Salvação chega a toda humanidade.
Comemorada todo dia 25 de março, a exceção quando a data coincide com a Semana Santa e então é postergada.
De acordo com o Evangelho de São Lucas, Deus enviou o Anjo Gabriel até a pequena cidade de Nazaré, ao norte da Palestina, à Virgem chamada Maria, prometida de casamento ao carpinteiro José. A proposta do Senhor era que Maria fosse a Mãe de seu Filho, o Salvador. E ao contrário do que tudo poderia indicar, a jovem Maria, aceitou prontamente aquela proposta de Deus, colocando-se a serviço e apenas questionando ao anjo sobre como se daria aquele fato, visto que não conhecia homem algum e estava prometida a José. O anjo lhe dá poucas explicações. Mas o suficiente para aquela que é cheia do Espírito Santo, cheia de Deus. O “Sim” de Maria marca a história de salvação da humanidade e por isso ela é venerada, por isso, a festa da Anunciação de Nossa Senhora é das mais comemoradas de toda cristandade.
Quase sempre representada somente por pinturas, a imagem de Nossa Senhora da Anunciação mostra a Virgem Maria de joelhos ou sentada, ouvindo do anjo Gabriel, os planos de Deus.

OREMOS: Novena da Anunciação

Ó Maria, Virgem imaculada, porta do Céu e Causa de Nossa Alegria, respondendo com generosidade ao anuncio do Arcanjo São Gabriel, Vós pudestes dar curso ao plano de Deus para a minha salvação. Vós fostes, pela Providencia Santíssima, desde toda a eternidade, constituída Vaso de Eleição e morada digna do Verbo de Deus Encarnado. Pelo vosso “sim” e fidelidade ao Pai Celeste, o Espírito Santo teceu em vossas entranhas, Nosso Senhor, Javé Salvador.
Eis que desejando que o Filho de Deus, que quis nascer de Vós nasça também em meu coração, e conceda-me o perdão de meus pecados, prosto-me aos vossos pés e vos imploro, Nossa Senhora Aquiropita, Aparecida e Rosa Mística, com todo o fervor de minh’alma, que vos digneis alcançar-me, do vosso Amadíssimo Filho, a graça que tanto necessito___ _________ ______.
Ouvi minha súplica, ó Virgem Santíssima, Nossa Senhora de Cana e de Pentecostes, Vós que, perante o Trono da Graça, sois a “Onipotência Suplicante”, enquanto vou considerando com reverência e filial afeto todos os momentos de dor e de alegria, de desolação e de providência, que vos acompanharam em vossa bendita, augusta e singular Gestação na qual trouxestes em vosso ventre o Filho de Deus altíssimo.
Mãe da obediência e Medianeira de todas as graças, Vós esperastes o tempo necessário para trazer ao mundo o rei do universo. Eis que, com fé e fidelidade, aguardo a graça que vos suplico, embora me pareça muito difícil de acontecer, impossível ou até demorada para chegar. Ajudai-me, pois ò Mãe da ternura, Virgem do silêncio e da escuta, a sofrer em santa espera o tempo e as demoras de Deus, com sobriedade de vida, alegria e perseverança. Fazei que eu jamais desanime ou seja pelo inimigo vencido. Conduzi-me ao Paraíso de vosso dulcíssimo Jesus, e passai à frente, ó Mãe Desatadora dos Nós, de cada uma de minhas necessidades, perigos ou aflições, desatando e desembaraçando por vossa força e poder um por um dos nós que eu, o mundo ou o nosso inimigo comum causamos na minha vida, caminhada e vocação.
E se não bastassem os meus pedidos, ó Senhora dos Remédios, do Bom Parto e do Perpétuo Socorro, ainda vos peço, em virtude de vossos cuidados e suplícios para com Jesus em vosso ventre, por todas as mães grávidas, para que tenham uma boa hora, e também por todas aquelas que passam uma gestação delicada, pelas que são atormentadas pela ideia de abortar seus filhos e pelas que não podem ou não conseguem tê-los.
Ó Senhora do Carmo, das Dores e da Defesa, mão e colo que embalaram Jesus, consolai todas as mães que rezam pela volta de seus filhos ao lar e aos bons costumes. Recompensai as mães que geram filhos para Deus, instruindo-os na fé ou entregando-os a vida sacerdotal e religiosa.
Nossa Senhora da Anunciação, rogai por nós.
Nossa Senhora de Belém, rogai por nós.        

·         Para causas que parecem difíceis, impossíveis ou demoradas;
·         Para ser rezada diariamente, durante 9 meses: de 25 de março a 25 de dezembro, ou seja da Anunciação até o Natal do Senhor, ou, então em qualquer época, por 9 meses ou 9 dias consecutivos;
·         Rezar 9 Ave-Marias, em honra de cada um dos 9 meses em que Jesus esteve no ventre de Nossa Senhora, acompanhadas da seguinte jaculatória:
 “Benditas sejam a Santa Gravidez e a Imaculada Conceição da bem-aventurada sempre Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe.”

REFERÊNCIAS:
BISINOTO, Pe. Eugênio. Conheça os Títulos de Nossa Senhora. Aparecida, SP: Ed. Santuário, 2010.
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.




Nenhum comentário: