terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

59º dia, Nossa Senhora do Amparo


Por Deiber Nunes Martins
Nossa Senhora sempre foi o amparo dos cristãos. A Virgem Mãe de Deus sempre foi invocada como protetora, como amparo. Esta devoção nos remete ao momento em que Cristo, na cruz, nomeia sua Mãe como Mãe dos homens.
Em Portugal, esta devoção é muito popular. Os marinheiros portugueses invocavam Nossa Senhora do Amparo em suas viagens, pedindo proteção contra os perigos do mar. De Portugal, a devoção veio para o Brasil, onde a Igreja mais antiga em honra a Nossa Senhora do Amparo é a de Olinda, em Pernambuco, construída no século XVII.
Nossa Senhora do Amparo é bastante venerada também em Fortaleza, Ceará, cidade que nasceu sob a proteção dela. E também é Diamantina, Minas Gerais, onde no início do século XVIII, um belíssimo santuário foi construído em sua honra.
A imagem de Nossa Senhora do Amparo é representada pela Virgem Maria sentada, segurando com a mão esquerda o Menino Jesus de pé, sobre seus joelhos. Com a mão direita, Maria abençoa a seus devotos.
OREMOS:
Oh Maria, Mãe Cheia de Graça, abençoa aos vossos filhos, teus devotos. Pelo teu amor, ajuda-nos a vencer os problemas que nos acometem. Dá-nos ânimo e sabedoria para lidar com as dificuldades da vida. Ensina-nos a em tudo darmos graças e em tudo, termos um olhar de esperança e de confiança em vosso amparo.
Nossa Senhora do Amparo, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
BISINOTO, Pe. Eugênio. Conheça os Títulos de Nossa Senhora. Aparecida, SP: Editora Santuário, 2010.
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes. Orações e história de 260 títulos marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.


Nenhum comentário: