domingo, 19 de fevereiro de 2017

50º dia, Nossa Senhora de Antime


Por Deiber Nunes Martins
Antime é uma localidade situada junto à cidade de Fafe, pertencente ao Distrito de Braga, região norte de Portugal. Foi em Antime onde um dia encontraram uma imagem da Virgem Maria, mais especificamente a imagem de Nossa Senhora da Misericórdia. Também à mesma época, a população de Fafe, pleiteou o direito a ter a imagem, alegando ter ela aparecido em seus domínios.
Esta disputa entre a Freguesia de Antime e o distrito de Fafe acirrou-se, gerando, para resolução do imbróglio um acordo entre as partes, bem inusitado. Conforme este acordo, a imagem seria colocada em um carro de bois, que sem comando, se guiaria na direção do povoado vencedor do direito de ter a imagem. Feito isso, o veículo guiou-se rumo ao povoado de Antime, que passou a ter o direito de possuir a imagem. Imagem esta que foi denominada Nossa Senhora de Antime e não muito depois, também passaria a ser conhecida como Senhora do Sol, visto que os produtores rurais da região a invocavam, sempre que precisavam de tempo aberto, ensolarado, para seus plantios.
Uma outra versão da história, conta que a imagem de Nossa Senhora de Antime pertencente a um convento da região e que todos os anos, sempre no mês de julho, uma imponente procissão leva a imagem de Antime para a cidade de Fafe, onde a festa em sua honra é celebrada.
OREMOS:
Nossa Senhora de Antime, protetora do povo português, olhai não só pelo povo lusitano, mas por todos aqueles que tanto precisam de sua intervenção nas diversas calamidades da vida. Auxiliai, óh Mãe, as mães que passam por uma gestação delicada, e os pais de família que convivem com o flagelo do desemprego. Curai, Senhora, os doentes e suas feridas do corpo e da alma.
Nossa Senhora de Antime, velai por nós!
REFERÊNCIA:
Site do município de Fafe, Portugal. Disponível em http://www.cm-fafe.pt/pt/completo/57 , acessado em 11/11/2016 às 10:43.

Nenhum comentário: