domingo, 5 de fevereiro de 2017

36º dia, Nossa Senhora das Candeias


Por Deiber Nunes Martins
A devoção a Nossa Senhora das Candeias vem da Festa da Purificação de Nossa Senhora, que ocorre no dia 2 de fevereiro, 40 dias após o Natal. 
O nome "candeia" vem de velas, objeto litúrgico presente na Festa da Purificação.
Segundo o costume judaico, as parturientes ficavam impedidas de frequentar o templo até quarenta dias após darem a luz. Após esse período, deveriam apresentar-se ao sacerdote com o sacrifício de um cordeiro e duas pombas para assim se purificar.
Cumpridores do preceito mosaico, José e Maria apresentaram-se diante de Simeão e receberam dele a profecia de que o filho que traziam, Jesus, seria a luz que iluminaria as nações e a glória de Israel.
Nossa Senhora das Candeias ou da Candelária apareceu a primeira vez por volta do ano 1400 nas Ilhas Canárias. Ao avistarem-na, os nativos ficaram com muito medo e tentaram atacá-la e suas mãos ficaram paralisadas. A imagem de Maria então foi guardada em uma caverna e tempos mais tarde, foi erigido um templo chamado Basílica Real da Candelária.
OREMOS:
Oh Virgem das Candeias, Nossa Senhora da Purificação, Mãe da Candelária, para cumprir o preceito da época, purificastes no templo perante ao sacerdote, como se impura fostes. Oh Mãe cada gesto teu ensina a nós como fazer da nossa vida uma completa e constante oração e devoção ao Senhor Todo Poderoso. Ajuda-nos a sermos mais humildes e cumpridores dos nossos deveres.
Nossa Senhora das Candeias, rogai por nós!
REFERÊNCIA:
ALVES, Aparecida Matilde. Maria de Todos os Povos – Um mês com Nossa Senhora. Ed. Paulinas, 2013.


Nenhum comentário: