quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

32° dia, Nossa Senhora do Santo Cordão de Valenciennes


Por Deiber Nunes Martins
No ano de 1008, no norte da França, a cidade de Valenciennes, foi acometida do surto de uma terrível doença, que dizimou cerca de 8000 habitantes. Como aquele surto não cessava, um eremita da região, de nome Bertelain, em suas orações pediu à Virgem que tivesse misericórdia daquele povo e que cessasse o surto daquela peste. Em resposta, Nossa Senhora apareceu ao eremita e lhe disse que faria um grande milagre, na noite do dia 7 de setembro daquele ano. Bertelain percorreu as ruas de Valenciennes anunciando o milagre de Nossa Senhora e a data em que aconteceria.
O povo ouviu ao eremita e no dia marcado esperou pelo milagre nas torres, muralhas e lugares mais altos. Até que num dado momento, uma luz inconfundível iluminou toda aquela região e Nossa Senhora caminhou pelas ruas da cidade, deixando cair atrás de si uma fita vermelha que ficou pelos 14 quilômetros de seu percurso ao longo de Valenciennes.
A Bertelain, Nossa Senhora fez conhecer a finalidade daquela fita: no dia seguinte, festa de sua natividade, uma procissão fosse feita seguindo o curso daquela fita e isso acabaria com o surto de peste. A procissão foi feita e a peste deixou Valenciennes. A partir de então, todos os anos é feita uma procissão com uma imagem de Nossa Senhora que deixa cair pelas ruas uma fita.
A fita vermelha que Nossa Senhora deixou em Valenciennes, foi guardada por um bom tempo como uma relíquia. Até que durante a Revolução Francesa, com toda a perseguição à Igreja Católica, esta relíquia foi destruída.
OREMOS:
Nossa Senhora do Santo Cordão de Valenciennes, nos dias atuais, neste início de terceiro milênio, inúmeras são as pestes que acometem a vossos filhos. Talvez a mais terrível de todas elas seja a que traz egoísmo e ganância ao coração dos homens. Maria, deixai cair pelas ruas das cidades, nas vilas, e por todos os arredores deste mundo, o cordão do vosso amor e da misericórdia infinita de Teu Filho Jesus. Fazei com que nós homens renunciemos a todo tipo de ganância que impede que vejamos no próximo, a imagem e semelhança de Cristo. Libertai-nos da peste do pecado e de todo egoísmo que endurece os corações e nos afasta dos planos de Deus.
Nossa Senhora do Santo Cordão de Valenciennes, velai por nós!
REFERÊNCIA:
Site Luzeiro, disponível em http://luzeirosantamaria.blogspot.com.br/2008/10/nossa-senhora-do-santo-cordo-de.html



Nenhum comentário: