quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

53º dia, Nossa Senhora das Américas


Por Deiber Nunes Martins
A história da colonização do Continente Americano é marcada por guerras, mortes, massacres de indígenas, escravidão e ganância pelo ouro. No entanto, o colonizador europeu não trouxe só violência em sua bagagem. Trouxe também a devoção a Maria Santíssima. Seja no Caribe, na América Central ou na América do Sul, aonde os europeus aportavam, deixavam imagens da Mãe de Jesus que passavam a incorporar a vida naqueles locais.
Assim, Nossa Senhora se torna padroeira da América Latina e do México, como Nossa Senhora de Guadalupe. Do Uruguai, com Nossa Senhora dos Trinta e Três; da Colômbia, como Nossa Senhora de Chinquinquirá; de El Salvador, como Nossa Senhora da Paz; de Porto Rico, como Nossa Senhora da Divina Providência; da Argentina, como Nossa Senhora de Lujan; do Chile, como Nossa Senhora do Carmo; do povo guatemalteco, como Nossa Senhora do Rosário; de Cuba, como Nossa Senhora da Caridade do Cobre e do Brasil, como Nossa Senhora Aparecida.
Tantos e tantos nomes denominam Maria no continente americano. E todos estes nomes querem dizer uma só coisa: Maria é mãe da América e por isso, a chamamos também de Nossa Senhora das Américas.
OREMOS: Senhora das Américas, tu fostes proclamada e exaltada por todo o continente americano, trazida pelo colonizador em meio a tantos momentos difíceis e a tantas dores. Mas em tudo, um olhar de esperança e este olhar somente vós nos revela. Vós que soubestes servir a Deus em seu projeto salvífico, ajudai aos povos da América a serem mais unidos e fiéis a Teu Filho, Jesus Cristo.
Nossa Senhora das Américas, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo, SP: Ed. Paulus, 2014.
Blog Nossa Senhora das Américas. Disponível em http://nossasenhoradasamericas.blogspot.com.br/ , acessado em 09/11/2016 às 16:25.


Nenhum comentário: