sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

55º dia, Nossa Senhora dos Desamparados



Por Deiber Nunes Martins
A devoção a Nossa Senhora dos Desamparados surgiu na cidade de Valência, Espanha, em 1409. Nesta ocasião, mais precisamente, no dia 24 de fevereiro, padre Jofre, viu alguns rapazes molestando um jovem demente que em seus surtos de loucura, atacava a quem passasse por ali. Sensibilizado com o fato, o padre resolveu criar uma confraria com a missão de cuidar dos pobres e desamparados. Como era devoto de Nossa Senhora, escolheu a Virgem como protetora da confraria, sob o título de Nossa Senhora dos Desamparados.
A partir de então empreenderam busca a uma imagem que melhor representasse a Virgem dos Desamparados, sem no entanto, obter sucesso. Por conta disso, foi organizada uma concorrência pública para escolha dos escultores da imagem de Nossa Senhora dos Desamparados. Dois escultores peregrinos, se ofereceram para esculpir a imagem mas exigiram para isso, privacidade. Foram então levados a uma hospedaria onde puderam trabalhar com tranquilidade, tendo apenas a companhia de uma senhora cega e paralítica, esposa de um dos confrades, que cuidava da hospedaria.
Ao final do trabalho, os escultores mostraram ao povo a imagem esculpida e antes que pudessem ser retribuídos pelo ótimo trabalho, eles desapareceram. O desaparecimento não chamou tanto a atenção das pessoas quanto ao fato de a senhora paralítica e cega ficar completamente curada de suas enfermidades.
O fato foi visto como um milagre de Nossa Senhora dos Desamparados e a capela construída pelo Pe. Jofre para abrigar sua imagem, logo ficou muito pequena para receber os peregrinos que a ela visitavam. A notícia da cura da senhora espalhou-se rapidamente, e em 1667, um santuário belíssimo foi construído para Nossa Senhora em Valência.
OREMOS:
Nossa Senhora dos Desamparados, acolhei os pedidos dos mais pobres e desamparados, cujo número só aumenta, conforme as crises econômicas, políticas e sociais que enfrentamos. Ajudai-nos a sermos filhos dedicados à causa do Reino e assim buscarmos sempre trabalhar em prol de quem precisa.
Nossa Senhora dos Desamparados, rogai por nós!
REFERÊNCIA:
BERALDI, Pe. Roque Vicente. 101 Títulos de Nossa Senhora na devoção popular. São Paulo: Ed. Paulus, 2012.
BISINOTO, Pe. Eugênio. Conheça os Títulos de Nossa Senhora. Aparecida, SP: Ed. Santuário, 2010.

ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.

Nenhum comentário: