segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

37º dia, Nossa Senhora de Aracélis


Por Deiber Nunes Martins
O termo Aracélis é a forma popular de Ara Coeli, que quer dizer “Altar do Céu”. É assim que os devotos marianos da região entre os Concelhos de Castro Verde e Mértola conhecem a Mãe do Salvador. Acredita-se que esta devoção teve início no século XVI, num momento em que o culto mariano era bem difundido.
Por conta da difusão do culto a Nossa Senhora, seus devotos resolveram àquela época construir no alto da serra que dividia os dois povoados – Castro Verde e Mértola uma capela a Nossa Senhora. Como era uma região alta, sentiram os fiéis no coração o desejo de chamar àquele lugar de Altar do Céu, Ara Coeli, ou Aracéli. Assim surgia Nossa Senhora de Aracélis.
Diferente das inúmeras capelas e ermidas marianas construídas neste tempo e destruídas pelos inimigos da fé cristã, a ermida de Nossa Senhora de Aracélis existe até hoje e atrai inúmeros devotos todos os anos.
OREMOS:
Oh Virgem de Aracélis, abençoa vossos filhos e filhas que estão nos hospitais e que lutam pela vida. Reestabeleça a saúde dessas pessoas que hoje sofrem a tristeza do leito de um hospital. Olhai pelos que sofrem nos hospitais, nos asilos, ajuda-os a se manterem perseverantes na fé, tendo a certeza de que Deus não os esqueceu.
Nossa Senhora de Aracélis, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
Site do Concelho de Castro Verde. Disponível em http://cm-castroverde.pt/pt/menu/424/patrimonio-edificado.aspx#ermida-de-nossa-senhora-de-aracelis---sao-marcos-da-atabueira,  acessado em 05 de dezembro de 2016 às 16:27.
Site “Terras Pulo do Lobo. Disponível em http://www.terraspulodolobo.com/regiao/ermida-de-nossa-senhora-de-aracelis-alcaria-ruiva_r106 , acessado em 05 de dezembro de 2016 às 16:28.

Nenhum comentário: