terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

45º dia, Nossa Senhora de Bistrica


Por Deiber Nunes Martins
Bistrica é uma vila ao norte de Zagreb, na Croácia. Em meados do século XV, a imagem de Nossa Senhora foi escondida na parede da igreja de Marija Bistrica e lá ficou esquecida, até 1684, quando foi colocada num altar. A partir de então, inúmeras peregrinações aconteceram até o ano de 1880 quando um grave incêndio consumiu a igreja. Por um milagre, a imagem de Nossa Senhora permaneceu intacta.
A imagem de Nossa Senhora de Bistrica tem a cor negra e para o fato há duas versões: uma delas são os efeitos do incêndio do final do século XIX. A outra versão seria a de que os escultores daquele tempo, costumavam esculpir Nossa Senhora com a pele escura, inspirados pelo Antigo Testamento, onde consta que o Rei Salomão admirava a pele escura das mulheres de Jerusalém.
A igreja de Marija Bistrica era dedicada a Nossa Senhora das Neves até o século XIX quando passou a receber o nome de Majka Bozja Bistricka, que quer dizer Mãe de Deus de Bistrica. Em 1923, por ordem do Papa Pio XI, o santuário recebeu o título de Basílica Menor e alguns anos depois, o arcebispo de Zagreb coroou de forma solene a imagem de Nossa Senhora, proclamando-a Rainha de todo o povo croata.
OREMOS:
Oh Senhora Mãe dos Povos, Mãe de Deus de Bistrica, abençoai o povo croata, assim como todos os povos do leste europeu. Alguns desses povos têm sofrido privação de direitos e liberdades individuais, outros, sofrem o flagelo das guerras e sofrimentos. Cuidai, Mãe, desses teus filhos, que muito precisam do vosso auxílio.
Nossa Senhora de Bistrica, rogai por nós!

REFERÊNCIAS:
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos.  São Paulo: Ed. Paulus, 2014.
Portal A12 – Santuário Nacional de Aparecida. Disponível em http://www.a12.com/santuario-nacional/formacao/detalhes/nossa-senhora-de-bistrica, acessado em 27/12/2016 às 15h17min.

Nenhum comentário: