segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

58º dia, Nossa Senhora da Rússia


Por Deiber Nunes Martins
O comunismo, por conta do ateísmo a ele vinculado, fez a Rússia sofrer por um longo tempo, perseguições religiosas. Essas perseguições comunistas levaram a destruição de muitas igrejas e muito sofrimento ao povo católico. Apesar disso, a fé cristã resistiu bravamente e também a devoção mariana. Em todo o território russo, prevalece a Igreja Católica Ortodoxa, originada do cisma de 1054 quando a igreja do oriente passou a recusar obedecer ao comando do Papa. Mesmo separada, a Igreja Católica do Oriente, a Ortodoxa, manteve os sacramentos e práticas devocionais da Igreja de Roma, inclusive as devoções marianas.
Assim, diversos títulos marianos surgiram na Rússia, todos ligados aos ícones, uma tradição da Igreja Ortodoxa. Por meio dos ícones, conhecemos, por exemplo, Nossa Senhora de Czestochowska e Nossa Senhora de Kazan. Em meio a esses títulos, surge também a padroeira dos russos, denominada Nossa Senhora da Rússia.
OREMOS:
Nossa Senhora da Rússia, abençoai e protegei o povo russo. Livrai do meio deles a insanidade das guerras e do terrorismo. Afastai também, os males do comunismo. Cuidai da Igreja do Oriente, cujo comando está nas mãos dos patriarcas. Que eles aceitem o diálogo e busquem junto ao Santo Padre, o Papa, a convergência de ideias e doutrina.
Nossa Senhora da Rússia, velai por nós!
REFERÊNCIAS:
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes. Orações e história de 260 títulos marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.

Nenhum comentário: