domingo, 12 de fevereiro de 2017

43º dia, Nossa Senhora de Gunadala


Por Deiber Nunes Martins
Vijayawada é uma cidade do Estado de Andhra Pradesh, na Ìndia, próximo ao rio Krishna. Foi nesta cidade que em 1924, Pe. Paulo Arlati mandou que colocassem no ponto mais alto da cidade, numa colina situada no bairro de Gunadala, a imagem de Nossa Senhora de Lourdes que recebera da Itália. Vijayawada é uma cidade populosa, com mais de 1 milhão de habitantes, onde coabitam hindus, muçulmanos, cristãos e diversas outras religiões.
Com o passar do tempo, sem que houvesse qualquer anúncio ou divulgação, o povo começou a subir a colina de Gunadala para tocar os pés da alva imagem de Maria Santíssima e oferecer-lhe incenso, flores, velas e bananas. Como o movimento de pessoas tornou-se intenso, construíram duas escadas para a subida da colina.
Assim como em Lourdes, dia 11 de fevereiro é comemorada uma festa em honra à Nossa Senhora, onde a maioria dos festeiros não é católica. Milhares de pessoas de todos os cultos e religiões sobem a colina e fazem suas orações e oferendas à Mãe de Jesus. Neste dia, Nossa Senhora é coroada por um muçulmano. Muitas pessoas fazem votos e promessas à Virgem e por isso mandou cortar os cabelos. Muitos peregrinos carregam o rosário no pescoço.
No hospital de Vijayawada são confirmadas curas de diversas doenças entre elas a lepra e o câncer, de pessoas que participaram das peregrinações. Mesmo de diferentes religiões, a devoção do povo se assemelha à de Lourdes, Fátima ou Medjugorje.
Um sinal da presença de Maria na colina de Gunadala é o fato de as guerras entre muçulmanos e hindus ter levado a Índia e o Paquistão a uma ferrenha cisão, e Vijayawada com sua maioria de muçulmanos em um país de maioria hindu, ter ficado livre de qualquer conflito entre os beligerantes. A cidade tornou-se um lugar de oração, onde as peregrinações são feitas em clima de fraternidade e paz entre cristãos, muçulmanos e hindus. Nas palavras de um brâmane da região fica uma importante lição e o maior desejo de Nossa Senhora: “Maria é mãe também de nós, os hindus”.
OREMOS:
Santa Maria de Gunadala, vós sois o fruto da maravilhosa devoção de Lourdes, numa terra que poderia ser considerada inóspita para nós católicos. E no entanto, vossas graças também se achegaram ao solo indiano, unindo muçulmanos, cristãos e hindus num só povo, o povo de Deus! Como deve ser lindo o sobe e desce de pessoas de diferentes culturas a prestar-lhe homenagem! Como deve ser linda, vossa coroação feita por um islamita! Virgem Maria, obrigado por nos mostrar o caminho da paz. Que esta paz chegue aos corações dos homens em todas as partes do mundo!
Nossa Senhora de Gunadala, velai por nós!
REFERÊNCIAS:
ROMAN, Ernesto N. Aparições de Nossa Senhora: suas mensagens e milagres. São Paulo: Ed. Paulus, 2015.
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.



Nenhum comentário: