sábado, 11 de fevereiro de 2017

42º dia, Nossa Senhora de Lourdes


Por Deiber Nunes Martins
Lourdes é uma cidadezinha situada no alto dos Pirineus, na França, quase na fronteira com a Espanha. Quatro anos depois do Papa Pio IX proclamar o dogma da Imaculada Conceição, a Virgem Maria resolveu confirma-lo, aparecendo a partir de 11 de fevereiro de 1858, a uma jovenzinha da região, chamada Bernardete Soubirous. Esta jovenzinha de 14 anos, com a saúde debilitada, estava às margens do rio Gave na gruta Massabiele, pegando lenha quando ouviu um ruído, parecendo uma rajada forte de vento. Olhou então na direção da encosta e avistou uma belíssima senhora com um rosário nas mãos e com um sorriso nos lábios. Inclinando a cabeça, Nossa Senhora saúda Bernardette e com o crucifixo do rosário faz o sinal da cruz. Àquele gesto, Bernardette, admirada com a imagem de Maria, retirou seu rosário da bolsa e começou a rezar. Nossa Senhora a acompanhou durante toda a oração, movendo as continhas do rosário com os dedos e inclinando a cabeça a cada Glória. Ao final do rosário, Maria desapareceu sem nada falar.
Voltaria a Mãe de Jesus a aparecer dois dias depois, também sem nada dizer. Na terceira aparição, Bernardette indaga à Virgem se ela poderia escrever num pedaço de papel o seu nome. E Maria responde não ser necessário e convida a menina a voltar àquele lugar por mais quinze dias. Nesta aparição, Maria se despede de Bernardette dizendo:
“Não te prometo fazer feliz neste mundo, mas sim no outro”.
Nas aparições seguintes, Maria pedia a Bernardette que rezasse pelos pecadores. Em duas aparições, ela repetiu por três vezes a palavra “Penitência...”
E depois por mais dezoito vezes ao longo do mesmo ano, sempre em uma gruta. Em todas as aparições, a Virgem Maria insistia na conversão e penitência dos pecadores. Bernardette se penitenciava à medida em que aconteciam as aparições: beijava e cavava a terra com as mãos, bebia água lodosa, comia ervas amargas. Em uma das aparições, os demônios começaram a dar gritos assustadores. Nossa Senhora apenas levantou a cabeça e os gritos cessaram. A partir da 11ª aparição, a multidão de fiéis começou a imitar a pequena Bernardette nos exercícios penitenciais. Na 13ª aparição, Maria pediu à menina que dissesse aos sacerdotes para se dirigirem ao local em procissão e que se fizesse uma capela.
No dia 25 de março de 1858, Nossa Senhora disse à Bernardette:
“Eu sou a Imaculada Conceição”.
Acontece que a menina não sabia o que aquele nome significava e antes que pudesse perguntar, Maria desapareceu. Bernardette então acorreu ao pároco sobre esta aparição e ele perguntou se a senhora das aparições não seria a Virgem Maria. A menina foi categórica: “Não! Eu creio que não. É a Imaculada Conceição”.
Pobre Bernardette, tão jovenzinha! Desconhecia ela que 4 anos antes, o Santo Padre havia proclamado o dogma da Imaculada Conceição. E a partir daquele dizer, o pároco então deu crédito às aparições.
Após exaustivo trabalho de investigação e interrogatórios à Bernardete, uma comissão da Diocese de Tarbes, a qual a cidade de Lourdes pertence, concluiu pela veracidade das aparições e das curas ocorridas na região. Então, em 11 de fevereiro de 1862, o bispo de Tarbes aprovou o culto a Nossa Senhora de Lourdes.
Tempos depois, Bernardete entrou para o Convento de Nevers. Sob muitos sofrimentos físicos e morais, ela manteve sua simplicidade e mansidão. E estas virtudes fizeram dela santa, canonizada em 2 de julho de 1933.
O pedido de Nossa Senhora de Lourdes a seus fiéis pela conversão, é também um refrigério aos doentes e a quem sofre. Lourdes é a Virgem dos enfermos, daqueles que padecem sofrimentos corporais. Sofrem pelo peso dos pecados. Todo pecador é um enfermo que precisa buscar sua conversão e cura. Precisamos seguir o conselho de Nossa Senhora de Lourdes. Inúmeras pessoas procuram a gruta de Lourdes por conta da fonte de água milagrosa que brota de lá. O que muita gente não sabe é que aquela fonte não existia antes da aparição de Nossa Senhora. As águas começaram a brotar daquela terra quando Nossa Senhora pediu Bernardette que buscasse água no solo seco da gruta e a menina obedeceu, mostrando toda a sua fé.
A belíssima região francesa de Lourdes, hoje é lugar de peregrinação dos fiéis de todo o mundo. Mais de 5 milhões de peregrinos visitam Lourdes anualmente. Por ser o lugar das aparições da Virgem uma gruta, Nossa Senhora de Lourdes também é conhecida como Nossa Senhora da Gruta.
OREMOS:
Senhor, quantos são aqueles que sofrem nos hospitais, nas enfermarias, nos leitos dos asilos, ou mesmo em casa, as privações de uma vida saudável. Quantos são os enfermos que levam uma vida de sofrimento, de dores, como viveu a pequena Bernardette?
Dá-nos, Senhor a graça de acolher o conselho de Nossa Senhora de Lourdes. Abra o nosso coração à conversão. Ó Mãe de Lourdes, interceda por nós, servos sofredores. Interceda pela Igreja que sofre nos hospitais, nos asilos. Interceda por todos os enfermos em casa e nos hospitais. Ajuda-nos a suportar com fé e esperança os momentos de sofrimento. Amém.

Nossa Senhora da Gruta, rogai por nós!
Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós!

REFERÊNCIAS:
ALVES, Aparecida Matilde. Maria de Todos os Povos - Um mês com Nossa Senhora
BERALDI, Pe. Roque Vicente. 101 Títulos de Nossa Senhora na Devoção Popular. São Paulo: Ed. Ave Maria, 2012.
BISINOTO, Pe. Eugênio. Conheça os Títulos de Nossa Senhora. Aparecida, SP: Ed. Santuário, 2010.
ROMAN, Ernesto N. Aparições de Nossa Senhora suas mensagens e milagres. São Paulo, Ed. Paulus, 2015.
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.


Nenhum comentário: