quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

33º dia, Nossa Senhora dos Navegantes


Por Deiber Nunes Martins
No tempo das Cruzadas, na Idade Média, os guerreiros que cruzavam o Mar Mediterrâneo, invocavam a proteção da Mãe de Jesus. Aqueles homens não cruzavam os mares sem antes participarem da Mesa da Eucaristia e pedirem a proteção da Virgem Maria.
Tempos depois, durante a expansão ultramarina, esta mesma invocação era feita por portugueses e espanhóis. Os marinheiros e pescadores invocavam a proteção de Nossa Senhora dos Navegantes. E até hoje esta devoção é vigorosa, com os homens venerando-a tanto no mar quanto em terra firme.
Os devotos de Nossa Senhora dos Navegantes, organizam procissões aquáticas belíssimas onde uma embarcação com a Virgem Maria segue à frente sendo acompanhada por dezenas de outros barcos.
OREMOS:
Nossa Senhora dos Navegantes, vós sois a padroeira dos homens do mar. Abençoa quem retira das águas o seu sustento. Cuida, oh Mãe, dos lugares onde a pesca é a maior fonte de sobrevivência. Não deixei que a ganância dos homens destrua os rios e os mares, mas incite em nós o desejo de cuidar e preservar as nossas nascentes.
Nossa Senhora dos Navegantes, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
BERALDI, Pe. Roque Vicente. 101 Títulos de Nossa Senhora na Devoção Popular. São Paulo, Ed. Ave Maria, 2012.
BISINOTO, Pe. Eugênio. Conheça os Títulos de Nossa Senhora. Aparecida, SP: Ed. Santuário, 2010.
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e história de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.

Nenhum comentário: