quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

47º dia, Nossa Senhora da Atocha


Por Deiber Nunes Martins
A Espanha sempre teve muito carinho e devoção com a Mãe de Deus (Theotókos). Por isso, o sumiço da imagem de Maria Mãe de Deus causou assombro e desespero em muitas pessoas, entre elas, um fervoroso devoto de Nossa Senhora, de nome Gracian Ramirez.
Era tempo das invasões muçulmanas e o povo espanhol sofria severa repressão. A prática da religião cristã, só era permitida dentro das igrejas e de forma secreta. Por conta dessa repressão dos muçulmanos, Gracian entrou em desespero quando chegou à Capela e não encontrou a imagem da Mãe de Deus no altar. Imaginou ele que a perseguição dos muçulmanos recrudescera e que por isso, sua esposa e filha sofreriam as mais atrozes violências, da parte do inimigo. Assim, em desespero, matou-as a fio de espada, para livrá-las daquele infortúnio. Em seguida, se pôs junto a outros fiéis na procura da imagem venerada.
Algum tempo depois, os devotos encontraram a imagem da Mãe de Deus no meio de uma plantação de Atochas, que são uma espécie de gramínea, cultivada para a cura de algumas enfermidades. Jubilosos, tentaram retirar do meio das atochas a imagem de Nossa Senhora, porém sem sucesso. Perceberam então, que ali deveriam construir uma capela para Maria.
O comandante das tropas muçulmanas, entretanto, ao ver aquela aglomeração no meio da plantação das atochas, partiu para o ataque com seus exércitos, julgando ser aquele um movimento de sublevação do povo espanhol. O povo, inclusive Gracian Ramirez partiu para a contra-ofensiva, derrotando bravamente todo o exército muçulmano. O povo compreendeu a vitória como mais um dos milagres de Nossa Senhora e pôs-se a festejar, a exceção de Ramirez.
Este, desolado, voltou até o lugar onde a imagem estava, presa às atochas, para rezar pelas almas de sua mulher e filha. E para sua surpresa, tão logo chegou ao local, encontrou as duas, de joelhos, rezando e agradecendo a intervenção da Mãe de Jesus. A princípio, não quis ele acreditar, mas tão logo sua esposa e sua filha acorreram a ele, percebeu que de fato elas estavam vivas e que aquele era mais um dos milagres da Mãe de Deus. A partir de então, o povo daquela região espanhola passou a reconhecer Nossa Senhora com um novo título: Nossa Senhora da Atocha.
OREMOS:
Quão grandiosos são os feitos, oh Mãe, que o Senhor faz por vossa intercessão. Ajuda-nos, Maria a compreender que Jesus Cristo vosso Filho é o Senhor e que com Ele no comando, nada precisamos temer. Ajuda-nos, óh Mãe, a crer na Providência Divina e assim não temermos nenhuma crise ou nenhuma maldade dos nossos governantes.
Nossa Senhora da Atocha, velai por nós!
REFERÊNCIAS:
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo, SP: Ed. Paulus, 2014.
Portal do Santuário Nacional de Aparecida, disponível em http://www.a12.com/santuario-nacional/formacao/detalhes/nossa-senhora-da-atocha 

Nenhum comentário: