segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

51º dia, Nossa Senhora dos Pés de Prata


Por Deiber Nunes Martins
Este título mariano e sua consequente devoção nasceram na cidade francesa de Toul, no ano de 1284. Segundo uma lenda da região, um casal, tendo uma graça alcançada, resolveu presentear Nossa Senhora. Depositaram então, aos pés da Virgem, um par de sandálias de prata, na catedral de Toul. Daí nasceu o nome de Nossa Senhora dos Pés de Prata.
A catedral de Toul demorou cerca de cinco séculos para ficar pronta, numa obra iniciada no século X e terminada no século XV. A beleza de sua fachada impressiona, no entanto, não há como comparar à decoração de seu interior, uma vez que esta foi completamente destruída durante a Revolução Francesa.

OREMOS:
Nossa Senhora dos Pés de Prata, atendei o clamor do vosso povo, que sofre as injustiças dos poderosos. Não deixais que o pobre padeça os sofrimentos causados pelo egoísmo dos ricos. Sobretudo no Brasil, oh Mãe, olhai por aqueles que são menos assistidos pelo poder público, pelos doentes que sofrem os flagelos de um sistema de saúde precário, olhai por aqueles que têm fome e sede de aprender, mas que são vítimas de um ensino público miserável. Olhai, oh Mãe, pelos aposentados, que precisam trabalhar até a morte para completar a renda que recebem. Olhai pelos desempregados e por aqueles que estão no sub-emprego, sem perspectivas de crescimento e desenvolvimento pessoal. Olhai pelo eleitor, que deseja escolher o melhor para o seu país mas não dispõe de boas opções e ainda sofre com as complexas e nefastas regras eleitorais que elevam ao poder pessoas sem nenhum compromisso com o bem comum.
Nossa Senhora dos Pés de Prata, que vossos pés pisem a inconsequente ganância dos poderosos. Livrai o povo brasileiro dos esquemas, da politicagem e da corrupção. Favorecei os homens de boa fé e boa vontade a combaterem o bom combate e exercerem a política por vocação e em prol de toda a sociedade.

Nossa Senhora dos Pés de Prata, velai por nós!

REFERÊNCIA:
ADUCCI, Edésia. Maria e seus Títulos Gloriosos. São Paulo: Ed. Loyola, 2003.

Nenhum comentário: