terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

52º dia, Nossa Senhora de Bandra


Por Deiber Nunes Martins
Na Índia, a devoção a Nossa Senhora de Bandra, movimenta não só os católicos mas muitas pessoas de diversas denominações religiosas. Na cidade de Bandra, situada na costa noroeste de Bombaim, foi durante o século XVI uma possessão portuguesa. Talvez a influência portuguesa tenha contribuído para a construção do Santuário Mariano, que hoje reúne cerca de 50 mil pessoas todos os anos.
A Mãe de Jesus no solo indiano tem uma forte contribuição ao resgate da dignidade da mulher. Na sociedade de castas indiana a menina sempre foi desvalorizada. Por isso, a Igreja na Índia celebra junto com o dia de Nossa Senhora do Carmo, o dia da Menina, reunindo no Santuário de Bandra fiéis e pessoas de outras religiões, visando a valorização da mulher.
Talvez seja esta a maior Graça que a Virgem Maria ofereça aos indianos: o amor e a acolhida. Certamente é por isso que ela consegue unir diferentes religiões e religiosidades, numa terra onde o sincretismo religioso é algo quase que inimaginável. Tem coisas que só a Mãe de Deus consegue.

OREMOS:
Doce Mãe, em muitos lugares a mulher é humilhada e subjugada como raça inferior. Assim, acontece na Índia, onde as mães choram o parto de suas filhas. Vós que sempre nos mostrastes vossa Realeza não só no privilégio de seres a Mãe do Salvador mas também no teu jeito de ser, ajudai as mulheres que sofrem a violência doméstica e as humilhações da sociedade. Afastai da humanidade o machismo que aliena, o feminismo que escraviza e todas as ideologias que separam o homem da mulher e que os colocam em lados opostos numa estúpida disputa de poder. Maria Santíssima, convertei os corações masculinos para que estes aprendam a amar e respeitar suas mulheres. Dai autoestima necessária aos corações femininos para que não se sujeitem a qualquer migalha dos homens. Ensinai tanto a homens quanto a mulheres a terem respeito uns pelos outros.
Nossa Senhora de Bandra, velai por nós!
REFERÊNCIAS:
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo, Ed. Paulus, 2014.
Portal Gaudium Press, disponível em http://www.gaudiumpress.org/content/62532-Festa-da-Natividade-de-Nossa-Senhora-atrai-milhares-a-Igreja-na-India último acesso em 19/12/2016 às 14h37min.



Nenhum comentário: