terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

38º dia, Nossa Senhora das Boas Novas


Por Deiber Nunes Martins
O termo “evangelho” tem sua origem no grego que quer dizer “boa nova”. Maria recebe o título de Senhora da Boa Nova ou das Boas Novas, porque antes do próprio Cristo, ela é a portadora da boa nova que é o Filho de Deus, o sacrário vivo de Cristo.
O título de Nossa Senhora das Boas Novas relaciona-se com a vitória do exército francês liderado por Joana D’Arc. Por meio desta boa nova, o rei da França prometeu a construção de algumas igrejas onde se rezaria pela salvação dos soldados feridos de morte em batalha, fossem eles franceses ou ingleses.
Na França, dois santuários dedicados a Virgem da Boa Nova merecem destaque: em Frouville e em Chateau-l’Evéque. No primeiro, em 1560, um jovem pastor de ovelhas lamentava não ter podido ir à missa, por conta de seu trabalho. Em suas orações, a Virgem Maria lhe apareceu e disse: “Dentro de três dias estarás comigo no céu”. O jovem contou o fato à sua família que três dias depois comprovou a veracidade do fato. Fato esse que repercutiu por toda a região e motivou a construção do santuário de Frouville, em honra a Virgem Maria. O segundo santuário, em Chateau-l’Evéque é o que teve o anúncio de Joana D’Arc com vencedora na guerra de libertação da França.
OREMOS: 
Oh Senhora das Boas Novas, que sempre possamos colher de vossos lábios a boa nova. Ajuda-nos oh Mãe, a sermos mais íntimos de Cristo e que também sejamos portadores do Evangelho, da Boa Nova do Filho de Deus, onde quer que estejamos.
Nossa Senhora das Boas Novas, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes. Orações e história de 260 títulos marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2005.
Site do Santuário Nacional de Aparecida. Disponível em http://www.a12.com/santuario-nacional/formacao/detalhes/nossa-senhora-da-boa-nova 

Nenhum comentário: