segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

44º dia, Nossa Senhora da Serra



Por Deiber Nunes Martins
Esta devoção remonta o princípio do Cristianismo e vem da pequena cidade de Cabra, na Espanha.
Havia nesta cidade, um templo dedicado a uma deusa pagã. Sobre este templo foi construída uma igreja dedicada a São João Batista. No altar dessa igreja era venerada uma imagem de Nossa Senhora, esculpida por São Lucas, ainda no século primeiro.
Tempos mais tarde, durante as invasões muçulmanas, a imagem foi escondida em uma gruta. E muito tempo depois, em 1244 foi encontrada por um pastor no alto de uma serra conhecida como “El Picacho”.
Os aldeões levaram a imagem da Virgem de volta para a Igreja de São João Batista de onde ela havia sido retirada. Mas por repetidas vezes, a imagem misteriosamente voltou para a serra de El Picacho. Então, os moradores de Cabra entenderam que precisavam construir uma igreja para a Virgem da Serra em El Picacho. E assim foi feito, com a construção sendo terminada ainda no século XIV.
OREMOS:
Nossa Senhora da Serra, bem que poderíeis ser a padroeira de Minas. Esta terra rodeada de montanhas, de serras. Oh Virgem, pela associação com o relevo deste Estado e também por vossa magnífica bondade, abençoai o povo mineiro, sobretudo o povo sofrido de Bento Rodrigues. Cuida das famílias que perderam seus entes queridos, suas casas e seus pertences. Zele pelo povo ameaçado pelas barragens de rejeitos. Interceda, oh Mãe, por todos nós que amamos nossas Minas Gerais.
Nossa Senhora da Serra, velai por nós!
REFERÊNCIA:
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.


Nenhum comentário: