terça-feira, 31 de janeiro de 2017

31º dia, Nossa Senhora da Luz


Por Deiber Nunes Martins

A Virgem da Luz sempre foi invocada pelos cegos, até a difusão do seu culto, em Portugal, no início do sec. XV. Mais precisamente em 1453, em Carnide, um português de nome Pedro Martins, foi capturado pelos mouros, e levado para o cativeiro no norte da África. Lá, ele invocou Nossa Senhora e pediu cheio de fé, a liberdade. A Mãe de Jesus então, lhe apareceu em sonho sob extraordinária luz e lhe disse que o pedido seria atendido mas ele deveria erguer em Lisboa uma ermida em sua devoção. No lugar indicado para a construção da ermida, Pedro acharia a imagem de Nossa Senhora e inscreveria o dizer: Santa Maria da Luz.
Esse foi a última de trinta noites de sonho que Pedro teve com a Virgem Maria. E ao despertar deste último sonho, ele se viu em Carnide, livre. Custou a acreditar no milagre que estava acontecendo com ele, até que viu algumas pessoas comentarem sobre uma forte luz que se via na Fonte do Machado. Entendeu Pedro que aquela era a missão que Nossa Senhora lhe incumbira: reestabelecer a devoção a Maria Santíssima.

Agradecido, Pedro Martins chamou alguns familiares para o acompanhar até a Fonte, numa certa noite. Chegando lá, viram a forte luz se mover de um lado a outro até parar em umas pedras. Ao retirar as pedras, ele encontrou a imagem de Maria e fez como ela havia lhe pedido no sonho.

Com a autorização do bispo de Lisboa, foi construído no lugar uma capela dedicada a Nossa Senhora da Luz. Tempos depois, em 1596, a pequena capela deu lugar a um portentoso santuário e a um convento.

No Brasil, Nossa Senhora da Luz é a padroeira da cidade de Curitiba, no Estado do Paraná.

OREMOS:

Nossa Senhora da Luz, vós sois o luzeiro pelo qual nos achegamos a Vosso Filho, Jesus Cristo, Luz das Nações. Ilumina, oh Mãe, o nosso caminho, para que possamos chegar sãos e salvos à morada celeste, por meio de nossas obras, atitudes e principalmente, por meio da misericórdia infinita do Pai. Ajuda-nos, oh Mãe, a compreendermos os desígnios do Senhor para nossa vida e assim a Ele e somente a Ele servir, com o mesmo fiat com que vós aceitastes o Seu Plano de Amor, que é o Cristo Jesus. Amém.

Nossa Senhora da Luz, velai por nós!

REFERÊNCIAS:

ALVES, Aparecida Matilde. Maria de Todos os Povos - Um mês com Nossa Senhora
BERALDI, Pe. Roque Vicente. 101 Títulos de Nossa Senhora na Devoção Popular. São Paulo: Ed. Ave Maria, 2012
BISINOTO, Pe. Eugênio. Conheça os Títulos de Nossa Senhora. Aparecida, SP: Ed. Santuário, 2010.



Nenhum comentário: