quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

5º dia, Nossa Senhora a Antiga


Por Deiber Nunes Martins

A origem da devoção a Santa Maria, a Antiga, vem dos primórdios do cristianismo. Porém, seu momento de destaque acontece durante as invasões muçulmanas quando os islamitas invadem a catedral de Sevilha e a transformam numa mesquita. Na tentativa de apagar todos os traços católicos da catedral, os invasores tentam inúmeras vezes raspar a imagem de Nossa Senhora, a Antiga, da parede da igreja. Porém quanto mais se esforçavam, mais a imagem reaparecia intacta no mesmo lugar. Não obtendo o êxito, construíram uma parede de pedra na frente da imagem, contudo os fiéis ainda assim avistavam Nossa Senhora, como se a parede fosse transparente.

No Sec. XIV, após a reconstrução da Catedral de Sevilha, a imagem de Nossa Senhora do primeiro templo, foi preservada. Assim a chamaram de Santa Maria a Antiga. Naquele mesmo tempo, Vasco Nunes de Balboa e Martin Fernandez de Enciso levaram esta devoção ao Panamá.

Como tiveram de enfrentar os nativos em sangrenta batalha, prometeram a Nossa Senhora que dariam ao povoado onde chegaram, seu nome, caso saíssem da batalha com vida. Vitoriosos, cumpriram a promessa e nomearam o povoado de Cacique Cêmaco de Santa Maria, a Antiga. Em 1513, o Papa Leão X criou em Santa Maria a Antiga, a primeira diocese do Panamá e a capela da Virgem foi elevada a Catedral.

A partir de 1524, a diocese de Santa Maria a Antiga foi trasladada para a recém fundada cidade do Panamá e tornou-se a padroeira do Panamá.

OREMOS:
O Maria a Antiga, intercedei pelo povo panamenho e por todos nós vossos devotos. Olhai também, oh Mãe, por todas as vítimas do terrorismo que numa perversão, se utiliza da religião muçulmana para matar inocentes e causar atrocidades por onde passa.
Rogai por nós a fim de que saibamos vivenciar a alegria do Evangelho e assim transmitir ao mundo uma mensagem de amor, de paz e de esperança.

Nossa Senhora a Antiga, rogai por nós!

REFERÊNCIAS:

Zanon, Fr. Darlei.  Nossa Senhora de Todos os Nomes - Orações e história de 260 Títulos Marianos. Ed. Paulus, São Paulo, 2014.
Blog Orações e Milagres Medievais. Disponível em http://oracoesemilagresmedievais.blogspot.com.br/2012/07/milagres-de-nossa-senhora-antiga-de.html, acessado em 29/12/2016 às 15h41min.


Nenhum comentário: