quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

4º dia, Nossa Senhora de Vailankanni






Por Deiber Nunes Martins

A origem da devoção a Nossa Senhora da Boa Saúde de Vailankanni, vem de três milagres acontecidos na região, no século XVI. O primeiro, aconteceu no início do século, logo após os portugueses iniciarem o trabalho de conversão do povo indiano. Um jovem hindu, carregava uma talha com leite, em direção à casa de um freguês. No meio do caminho, parou para descansar debaixo da sombra uma árvore. Apareceu-lhe então uma senhora com um menino nos braços, e lhe pediu um pouco do leite que ele trazia. Compadecido, o jovem hindu deu certa quantidade do leite à senhora e seguiu sua viagem. Chegando à casa do freguês que lhe havia encomendado o leite, o jovem se desculpou por faltar parte do conteúdo na talha. Mas tão logo a abriram perceberam que a talha estava cheia de leite, nada faltava. O jovem contou o ocorrido ao freguês, que também era pagão e os dois partiram na direção onde haviam encontrado a senhora. Chegando lá, se depararam com a Virgem Maria. A partir daí, aquele lugar passou a ser chamado de Matha Kulam, ou seja, o reservatório de água de Nossa Senhora.

O segundo milagre aconteceu alguns anos depois. Outro jovem, inválido, com paralisia nas pernas, vendia manteiga na praça da periferia da cidade, quando a senhora lhe apareceu com o filho nos braços e pediu-lhe um pouco de manteiga para dar ao menino. Compadecido, o jovem deu a ela a manteiga. A senhora então pediu-lhe que fosse até um povoado vizinho, procurar rico senhor católico e dizer-lhe da sua aparição. O jovem levantou e seguiu até a casa do homem rico, sem se dar conta de que estava curado da paralisia. Quando chegou até ele, o homem contou-lhe que havia sonhado com Nossa Senhora e ela lhe pedia para construir uma capela em sua honra. E que a chegada do rapaz inválido, andando normalmente até ali era o sinal de que seu pedido devia ser atendido. Os dois homens seguiram até onde Nossa Senhora havia aparecido e lá a encontraram novamente.

Anos mais tarde, uma embarcação portuguesa enfrentou uma terrível tempestade na Baía de Bengala. Apavorados, os tripulantes ajoelharam e pediram a intercessão de Nossa Senhora. Quando se deram conta, estavam na praia de Vailankanni. Agradecidos, pediram a alguns moradores da região para os levarem até a capela da cidade. Prometeram construir uma capela maior que a de Vailankanni e cumpriram o prometido.

Impressionados com as aparições de Maria, os indianos construíram a basílica de Vailankanni que é hoje o maior santuário católico da Índia e centro de peregrinações.

OREMOS:
Nossa Senhora de Vailankanni, abençoa os católicos de todo o mundo, sobretudo nos lugares onde os cristãos são minoria, como na Índia. Olhai pelos cristãos que são perseguidos e pelos missionários que levam a Boa Nova de Cristo por todo o mundo.
Nossa Senhora de Vailankanni, rogai por nós!

REFERÊNCIAS:
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.

Site Catolicismo – Revista de Cultura e Atualidades. Disponível em http://catolicismo.com.br/materia/materia.cfm?IDmat=9A724442-CD82-3D6C-7C439979CC5DD263&mes=Junho2011 acessado em 29/12/2016 às 15h20min.

Nenhum comentário: