segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

9º dia, Nossa Senhora da Ternura


Por Deiber Nunes Martins

O ícone que representa Nossa Senhora da Ternura é o mesmo de Nossa Senhora Glykofilusa. Pertence a escola cretense do século XVII. Nossa Senhora da Ternura tem como principal característica mostrar a singela e estreita relação entre Mãe e Filho. Mãe e filho num laço de ternura, nos ensinam que o amor é a única lei a ser seguida.

O ícone traz Maria carregando seu Filho, com as vestes daquele tempo, inclusive o mafórion, bem tradicional àquela época. Jesus menino, usa trajes de adulto mas apresenta as expressões delicadas de uma criança que sente na Mãe o carinho e a proteção necessários à sua vida.

OREMOS:
Oh Maria Santíssima, Virgem da Ternura, fortalecei em nós a amabilidade, o carinho com os nossos filhos. Que possamos suprir todas as suas carências afetivas para que eles se desenvolvam de forma saudável. Ensina-nos, oh Mãe, a valorizar a ternura em nossas relações interpessoais de modo a fazermos do mundo um lugar melhor para se viver.

Nossa Senhora da Ternura, rogai por nós!

REFERÊNCIAS:
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Titulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.


Nenhum comentário: