domingo, 22 de janeiro de 2017

22º dia, Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento



Por Deiber Nunes Martins
A imagem de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento é assim representada: Maria de pé, vestindo uma túnica rosa, segura o Menino Jesus no braço esquerdo e o Menino, com a mão direita, segura o Ostensório, que é o objeto litúrgico onde se coloca Jesus presente na Eucaristia, para adoração. Um manto azul cobre Maria dos pés a cabeça.
O Santíssimo Sacramento, a Eucaristia, é a expressão sublime do amor de Deus para conosco. Por isso, a Virgem do Santíssimo Sacramento é a denominação mariana que mais nos diz sobre o amor e sobre o serviço. Este título mariano vem do século XIX e foi dado por um presbítero francês, que depois se tornou santo – São Pedro Julião Eymard.
Seu profundo amor à Eucaristia fez com que Pedro Julião enquanto sacerdote fundasse congregações religiosas masculinas e femininas, que se dedicavam ao culto eucarístico, com o intuito de aproximar o povo da Eucaristia. Pedro também era muito devoto de Nossa Senhora e em uma de suas pregações, ele conclamou o povo a honrar Maria sob o título de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento. Surgia aí, uma das mais belas invocações marianas.
No Brasil, esta devoção chegou em 1926 com os padres sacramentinos, que seguiram os passos de São Pedro Julião.
OREMOS:
Mãe do Santíssimo Sacramento, vós fostes coroada de glória com este maravilhoso título, és a Mãe da Eucaristia, a forma mais sublime de Deus aproximar-se do seu povo. Assim como intercedestes e Teu Filho transformou água em vinho, nas bodas de Caná, é num pequeno pedaço de pão que Jesus faz sua morada, por amor a nós. Amor que se achega também nos braços da Mãe. Por isso, fazei, oh Mãe, que assim como o pão se transforma em Corpo e o vinho se transforma em Sangue, no Divino Mistério da Eucaristia, que nossa vida se transforme em oblação a Nosso Deus e que o nosso coração se converta todo ao amor pela Eucaristia.
Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, velai por nós!
REFERÊNCIAS:

BISINOTO, Pe. Eugênio. Conheça os Títulos de Nossa Senhora. Aparecida, SP: Ed. Santuário, 2010.

Nenhum comentário: