domingo, 8 de janeiro de 2017

8º dia, Nossa Senhora do Caminho


Por Deiber Nunes Martins
Devoção de origem portuguesa, a história de Nossa Senhora do Caminho é cercada de lendas. Uma das mais conhecidas é a de que num dia de primavera, algumas crianças tangiam umas cabrinhas quando se depararam com a Virgem Maria, belíssima e esplendorosa. Amedrontados, tentaram fugir mas a imagem de Nossa Senhora era tão encantadora que não conseguiam se afastar. Ainda mais ao ouvirem a doçura de sua voz a lhes dizer para não terem medo. Maria ainda lhes disse que a invocassem como Nossa Senhora do Caminho.
Tempos mais tarde, um frade dominicano encontrou uma imagem de Nossa Senhora do Caminho e a levou para o mosteiro. Por duas vezes, a imagem desapareceu do mosteiro, voltando a aparecer no mesmo lugar onde o frade a havia encontrado. Os frades então, decidiram construir ali uma capela em honra a Nossa Senhora do Caminho.
Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, sempre foi um fiel ardoroso de Nossa Senhora. E a primeira capela que os jesuítas construíram foi em honra a Nossa Senhora do Caminho, padroeira dos viajantes e peregrinos.
OREMOS:
Nossa Senhora do Caminho, abençoai nossos caminhos, sede em nosso favor, Virgem soberana. Livrai-nos das armadilhas do inimigo nas estradas por onde passarmos. Abençoai os caminhoneiros, aqueles que tiram da estrada o seu pão de cada dia.
Nossa Senhora do Caminho, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
BERALDI, Pe. Roque Vicente. 101 Títulos de Nossa Senhora na Devoção Popular. São Paulo: Ed. Ave Maria, 2012.
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.


Nenhum comentário: