sábado, 28 de janeiro de 2017

28º dia, Nossa Senhora da Antártica



Por Deiber Nunes Martins
A partir das grandes navegações no século XVI, o mundo pode imaginar e conhecer os lugares mais inóspitos do planeta. Até então, nada se sabia sobre o estremo sul do globo. Foi a partir das expedições do navegador português Fernão de Magalhães, em 1520, que o extremo sul do continente americano, foi conhecido. E também o continente antártico, que começou a ser explorado 300 anos depois.
O belga Andriano de Gerlache foi o primeiro expedidor a estudar a região antártica. Ele e sua equipe construíram a primeira estação científica da região: a estação científica polonesa. E foi por meio dela que Henrique Arctowski realizou as primeiras observações meteorológicas completas da Antártica. O capelão que acompanhava Arctowski, construiu junto a estação científica, uma pequena capela dedicada a Nossa Senhora das Neves, que passou a ser conhecida por conta da sua presença na região, como Nossa Senhora da Antártica.
Tempos mais tarde, os americanos, para homenagearem os expedicionários pioneiros nas pesquisas no Continente Antártico, construíram junto à estação americana, dois monumentos: a Cruz de Vicente e o Oratório a Nossa Senhora da Antártica, padroeira do continente. Este Oratório é considerado o mais distante templo mariano do planeta. Apesar disso, é um dos mais visitados.
OREMOS:
Nossa Senhora da Antártica, abençoai os povos residentes nas regiões mais longínquas do planeta. Fazei com que apesar de todas as adversidades que são acometidas a quem reside em regiões inóspitas, este povo não perca a sua fé. Ajudai também, oh Mãe aos que vivem longe das civilizações, para que mesmo distantes, não percam o referencial da vida que é o primeiro dom de amor do nosso Deus para conosco.
Nossa Senhora da Antártica, velai por nós!

REFERÊNCIA:
Página do site “Luzeiro”, disponível em http://luzeirosantamaria.blogspot.com.br/2008/11/nossa-senhora-da-antrtica.html


Nenhum comentário: