domingo, 1 de janeiro de 2017

1º dia, Nossa Senhora Mãe de Deus





Por Deiber Nunes Martins

Um embate de ideias marca a história desta devoção mariana. De um lado, Nestório, presidente do Patriarcado de Constantinopla, pregava que Maria não era Mãe de Deus, era mãe somente do Cristo homem. De outro lado, São Cirilo, que afirmava que Jesus não possuía duas naturezas distintas, mas uma só, em que sua humanidade e sua divindade se formavam, e assim, Maria era sim, a Mãe de Deus.
Foi o magistério da Igreja, por meio do Concílio de Éfeso, convocado pelo Papa São Celestino, em 431, que afirmou ser legítima a denominação de Maria como Mãe de Deus (Theotókos). Tão logo o povo tomou conhecimento da resolução final do Concílio, proclamou em alta voz: “Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte.” Formava-se ali, proferida pelo povo, o complemento da oração do Anjo Gabriel, a Ave Maria.
No entanto, a devoção a Nossa Senhora Mãe de Deus é mais antiga que o Concílio, uma vez que as comunidades cristãs já celebravam Maria como a Mãe de Nosso Senhor. É a primeira festa mariana da Igreja do ocidente.
A festa da Mãe de Deus é comemorada no primeiro dia do ano. Este dia é Dia Santo de Guarda, dia de irmos à Igreja celebrar. E celebramos em homenagem à Virgem Maria que por meio de seu fiat (faça-se) tornou-se a Mãe de Nosso Deus.
Não crer nesta verdade é questionar a divindade de Jesus. Ele é Deus, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade. O Concílio Vaticano II, por meio da Constituição Dogmática Lumen Gentium, ratificou este dogma. A imagem da Mãe de Deus é representada pela figura de Maria em pé, segurando o Menino Jesus. Em outras imagens, Maria aparece ao lado de São José, ajoelhados, adorando o recém nascido.
Em Portugal, esta devoção teve sua origem no reinado de Dom João II, no século XV, por iniciativa de sua esposa, a rainha Leonor. No Brasil, a devoção a Theotókos chegou quando o país ainda era colônia de Portugal e logo se instalou nas igrejas e capelas construídas em Pernambuco e na Bahia.
OREMOS: Maria, Mãe do Nosso Deus, obrigado por teu sim. É por causa dele que chegou a nós a salvação. Obrigado Maria! Ajuda-nos a sermos fiéis ao projeto de Teu Filho em nossa vida. Abençoa este ano que se inicia, Mãe, e que em todos os dias desse ano, saibamos fazer a vontade de Deus acontecer em nossas vidas. Amém!
Nossa Senhora, Mãe de Deus, rogai por nós!

REFERÊNCIAS:
ALVES, Aparecida Matilde. Maria de Todos os Povos – Um Mês com Nossa Senhora. São Paulo, Ed. Paulinas, 2013.
BERALDI, Pe. Roque Vicente. 101 Títulos de Nossa Senhora na Devoção Popular. São Paulo: Ed. Ave Maria, 2012.
BISINOTO, Pe. Eugênio. Conheça os Títulos de Nossa Senhora. Aparecida, SP: Ed. Santuário, 2010.
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.

Nenhum comentário: