domingo, 15 de janeiro de 2017

15º dia, Nossa Senhora dos Pobres


Por Deiber Nunes Martins

A devoção a Nossa Senhora dos Pobres apareceu em diferentes lugares e em épocas bem distintas. No século XV, em Portugal, na região do Algarve, havia um convento agostiniano denominado Nossa Senhora dos Pobres. Este convento, algum tempo depois seria transformado em hospital, para cuidar dos feridos em combates e em expedições no norte da África.

Em 12 de janeiro de 1933, na vila de Banneux, na região de Maastrich, Bélgica, Mariette Beco, uma menina de 12 anos avistou no quintal de sua casa, uma senhora muito bonita e cheia de luz. Parecia Nossa Senhora de Lourdes. Mariette quis ir ao encontro dela, mas foi impedida pela mãe, que não sabia do que se tratava.

Dias depois, Mariette teve a mesma visão. Desta vez, a senhora a levou até uma fonte, a qual disse estar reservada. A menina não entendeu aquelas palavras. Ainda sofreu uma reprimenda de seu pai, Julien Beco, um socialista agnóstico, que obviamente não acreditou na visão da filha. Dias depois, Nossa Senhora apareceu-lhe e disse: "Acredite em mim como eu acredito em você”.

Em outra ocasião, Nossa Senhora apareceu a Mariette e explicou-lhe que a fonte estava reservada para socorrer os doentes de todas as nações. Mariette, então, perguntou à senhora, o seu nome e ela lhe respondeu: “Sou a Virgem dos Pobres”.

Cético, o padre da região, disse a Mariette que só acreditaria nela se a Virgem convertesse seu pai. E assim foi feito, algum tempo depois, Julien Beco foi até a igreja, confessou-se e comungou. A última aparição de Maria a Mariette foi em 2 de março de 1934. Nesta aparição, Nossa Senhora pediu a menina que fizessem muita oração.

O povo acreditou no relato de Mariette e resolveram construir uma capela bem simples junto a fonte, atendendo ao pedido de Nossa Senhora. Anos depois, a capela deu lugar a um santuário, em honra a Nossa Senhora dos Pobres.

OREMOS:
Nossa Senhora dos Pobres, com vosso olhar de ternura, olhai pelos pobres e doentes que padecem nos leitos dos hospitais, nos asilos, ou por aqueles desamparados pela falta de tudo.

Nossa Senhora dos Pobres, rogai por nós!

REFERÊNCIAS:
BISINOTO, Pe. Eugênio. Conheça os Títulos de Nossa Senhora. Aparecida, SP: Ed. Santuário, 2010.
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.
Site “Via Lumina”. Disponível em http://catolicos.vialumina.com.br/index.php/curiosidades/historias-de-nossa-senhora/nossa-senhora-dos-pobres/, acessado em 03 de janeiro de 2017, às 14h47min.

Nenhum comentário: