segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

23º dia, Nossa Senhora das Grotas


Por Deiber Nunes Martins
Grotas é o lugar onde a imagem de Nossa Senhora foi encontrada por um índio tamaqueu, às margens do Rio São Francisco, na vila de Juazeiro, Estado da Bahia. Trata-se de uma devoção brasileira.
Após encontrar a imagem, o índio mostrou-a a um vaqueiro da região. E juntos eles levaram a imagem a um frade franciscano. Em 1710, os frades construíram uma pequena capela em homenagem a Nossa Senhora das Grotas.
Com o passar do tempo a pequena vila de Juazeiro tornou-se uma grande cidade e a pequenina capela de Nossa Senhora das Grotas foi alçada à condição de diocese, pelo Papa João XXII em 1962.
OREMOS:
Oh Maria concebida sem pecado, olhai pelo Brasil. Vós que sob o título de Nossa Senhora das Grotas desenvolveu a pobre vila de Juazeiro, ajuda o nosso país a voltar ao caminho do desenvolvimento econômico e que este seja distribuído de forma igualitária também aos pobres. Iluminai a cabeça de nossos governantes e convertei os vossos corações, para que se voltem para o povo a quem governam e assim, ajudem nossa sociedade a ser melhor.
Nossa Senhora das Grotas, padroeira de Juazeiro, rogai por nós!

REFERÊNCIA:
BISINOTO, Pe. Eugênio. Conheça os Títulos de Nossa Senhora. Aparecida, SP: Ed. Santuário, 2010.

Nenhum comentário: